Confira lista de 10 praias com balneabilidade que vale a pena conhecer em SC Charles Guerra / Agência RBS/Agência RBS

Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, tem selo Bandeira Azul de qualidade

Foto: Charles Guerra / Agência RBS / Agência RBS

Em tempos em que é preciso pensar duas vezes antes de entrar no mar por causa das constantes falta de balneabilidade de diversas praias catarinenses, listamos 10 lugares onde faz tempo que as condições da água são boas para banho. Algumas praias são famosas e até mesmo queridinhas de turistas e moradores locais, outras, vale um pequeno deslocamento para conhecer um lugar diferente. Confira as nossas dicas.

Relatório aponta crescimento no número de pontos impróprios em SC
Confira mais notícias do DC pelas Praias
Amor de verão: casal pesca junto há 59 anos  

Praia de Itaguaçu - São Francisco do Sul.
Nos últimos dois anos, todos os testes realizado pela Fatma indicaram que a Praia de Itaguaçu está própria para banho. Localizada no Norte de São Francisco do Sul, são 17 quilômetros desde Centro da cidade.

Praia Brava - Itajaí
Essa já uma praia é famosa e querida na região de Itajaí. Também está com qualidade própria nos últimos dois anos, passando limpa nos testes da Fatma. Para chegar lá, são 9 quilômetros desde o Porto de Itajaí.

Praia Brava, em Itajaí Foto: Lucas Correia / Agência RBS

Praia do Estaleiro - Balneário Camboriú
Enquanto a praia de Balneário Camboriú oscila com pontos próprios e impróprios para banho e também sofre no fim da tarde com a sombra do imensos prédios, a dica na região e ir passear até a Praia do Estaleiro, que fica a 10 quilômetros de distância do Centro da cidade através da BR-101. Outra opção de caminho até lá é seguir pela Avenida Interpraias, a estrada proporciona diversos mirantes mas o caminho é mais longo: são 14 quilômetros até a Praia do Estaleiro.

Praia do Mariscal - Bombinhas
A região de Porto Belo e Bombinhas tem seis de 13 pontos analisados classificados como impróprio para banho. Mas a praia de Mariscal, que fica de frente para o oceano e tem um enseada mais aberta, está própria nos último dois anos nas avaliações da Fatma. Até lá, são 7 quilômetros de carro a partir do Centro de Bombinhas.

Praia do Mariscal, em Bombinhas Foto: Neto de Vasconcelos / Divulgação

Praia de Palmas - Governador Celso Ramos
Apenas quatro praias no Brasil tem a classificação de Bandeira Azul e uma delas é a Praia de Palmas em Governador Celso Ramos. O símbolo leva em conta diversos aspectos entre eles a balneabilidade do lugar. Palmas é certeza de água limpa, acessibilidade, estacionamentos, lugar para lavar os pés e compromisso com a limpeza da areia.

Entenda como Praia de Palmas se tornou um lugar Bandeira Azul
Fuja do litoral e aventure-se em um rapel no interior de SC

Florianópolis
No litoral norte da Ilha de Santa Catarina há diversos pontos impróprio para banho sendo a Praia de Canasvieiras, um dos mais complicados. Mas Florianópolis também tem boas opções com água limpa nas últimas cinco avaliações. Na Barra da Lagoa ainda é possível fazer uma trilha até algumas piscinas naturais e na Solidão curtir um dia sossegado. Outra boa dica, ainda no Norte da Ilha de Santa Catarina, é a Praia do Santinho, onde o Resort do Costão do Santinho tem um Estação de Tratamento própria.

Amanhecer na Barra da Lagoa, em Florianópolis Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS

Praia da Pinheira - Palhoça
A última vez que a Praia da Pinheira teve classificação imprópria foi no dia 28 de julho de 2015. Desde então o ponto que tem águas calmas apresenta qualidade para banho. Até lá são 8,5 quilômetros desde a BR-101.

Praia do Rosa - Imbituba
Há mais de dois anos a Praia do Rosa não tem avaliações impróprias para banho. Reduto de surfista, jovens e bares, a praia é uma boa opção de mar limpo para quem quer curtição e boas ondas. Desde a BR-101 até a Praia do Rosa são 7 quilômetros.

Praia do Rosa, em Imbituba Foto: Henry Matheus / Arquivo pessoal

Praia de Itapirubá - Laguna
A última vez que a Praia de Itapirubá, em Laguna apresentou característica imprópria para banho foi em 27 de outubro de 2015. Desde lá as avaliações da Fatma sempre apontaram a região própria para banho no pequeno balneário de Laguna. Desde a Ponte Anita Garibaldi são 19 quilômetros sentido norte pela BR-101.

Lagoas em Balneário Rincão
O mar em Balneário Rincão não tem qualidade própria para banho em todos os pontos analisados pela Fatma, mas as lagoas Esteves e Faxinal apresentam boas condições. A lagoa do Faxinal também é usada para captação de água do município e diversos campings garantem lugares de sombra e água fresca para passar o dia.

Lagoa dos Esteves, em Balneário Rincão Foto: Marco Favero / Agencia RBS

Diariamente, os repórteres do DC Erich Casagrande e Marco Favero circulam pelo litoral catarinense em busca de histórias, esportes e dicas de verão. Acompanhe nas redes sociais pela hashtag #DCpelasPraias   

 Veja também
 
 Comente essa história