Praia do Mariscal, em Bombinhas, ainda é a mais tranquila da região Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS

Carnaval é festa, é agito, som alto, bebidas e algazarra. Mas tudo bem, você não está afim de afundar o pé na azaração e zoação nesses dias e quer é mais deixar o mundo explodir bem longe de você. Ainda assim, quer aproveitar esse último feriadão perto do mar, afinal, é a folga derradeira antes de o Verão acabar de verdade. Por fim, você dirá que gostaria que isso tudo se realizasse em Santa Catarina. Perfeito, não precisa agradecer. Confira 5 lugares tranquilos pelo litoral catarinense e se joga no sossego.

Leia mais notícias sobre DC Pelas Praias
Confira praias escondidas em Governador Celso Ramos
Fuja da praia e vá fazer rapel em Anitápolis
Que tal isolar-se dentro de um cânion cheio de cachoeiras?
  

Nossa lista de cinco lugares levou em conta praias que tenham relativa infraestrutura como acesso fácil para carros ou estacionamentos perto do mar, algum restaurante, casas e pousadas e que não tenham programação de Carnaval. 

Farol de Santa Marta - Laguna
A região do Farol de Santa Marta, em Laguna, há muito encanta com uma ideia de desconexão do urbano, talvez seja a estrada que leva até lá, cruzada entre as dunas, que dá uma ideia de isolamento. Entre as ruas estreitas repletas de pousadas e casas simples algumas festas são comuns, mas o agito não chega a incomodar quem busca sossego. Acompanhar as ondas arrebentando sobre os costões do farol é um ritual tradicional e até mesmo introspectivo, e o agito do Carnaval fica bem mais, muito mais, infinitamente, longe dali.

Farol de Santa Marta, em Laguna Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS

Praia dos Açores - Florianópolis
Para quem fica por Florianópolis, qualquer busca por sossego e tranquilidade deve levar em conta a região Sul da Ilha de Santa Catarina. A Praia dos Açores é uma boa escolha para quem quer desligar o som e ouvir apenas o mar. Desde as pontes que dão acesso à Ilha de Santa Catarina até a praia são 27 quilômetros. Logo ao lado, mas com acesso mais complicado também está a Praia da Solidão, boa dica para uma caminhada ao amanhecer ou fim de tarde. Se a ideia é apenas passar o dia por lá, atenção ao horário. O trânsito no fim de tarde costuma ser intenso até o Centro da Capital.

Governador Celso Ramos
Quando se fala em sossego e tranquilidade, a cidade de Governador Celso Ramos é sempre uma boa pedida. Neste verão, a Praia de Palmas, que recebeu o selo Bandeira Azul, tem recebido muitos turistas, mas ainda assim não se caracteriza pelo agito de Carnaval. A cidade também tem outras praias menos procuradas que são perfeitas para tirar um dia de ressaca e descansar, como a Praia Grande, de mar mais agitado, ou então a Armação, para comer um petisco. O silêncio deve ditar o ritmo dos dias por lá.

Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos Foto: 1 / Agencia RBS

Avenida Interpraias - Balneário Camboriú
Elas estão entre a lotada Praia de Itapema e a movimentadíssima Balneário Camboriú. Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras e Taquarinhas são quatro praias que apesar de estarem entre cidades agitadas não terão confusão nesses dias de Carnaval. Agitado mesmo apenas o mar que costuma ter ondas fortes quebrando bem próximo à praia. No mais, tranquilidade e grande espaços de areia sem ninguém para incomodar.

Mariscal - Bombinhas
A Praia do Mariscal, em Bombinhas, é uma boa opção para quem, ainda perto do furdunço que é Bombinhas, busca um pouco mais de sossego e clima de família. A praia com cerca de 3,5 quilômetros de extensão deixa bastante espaço para poder deitar e não ter ninguém caminhando e jogando areia nos pés, enquanto se aproveita o descanso. A região também tem boa infraestrutura com pousadas, mercados e padarias. Mas planeje-se para ficar por lá, o trânsito para sair de Bombinhas e voltar para a BR-101 tem sido intenso e deixado turistas e moradores por cinco horas no carro para percorrer 12 quilômetros.


 Veja também
 
 Comente essa história