Contemplação, good vibes e muito vento: praia do Santinho tem um dos visuais mais lindos da Ilha Léo Cardoso/Agencia RBS

Que tal um fim de tarde apreciando esta vista?

Foto: Léo Cardoso / Agencia RBS

No lado Norte da praia do Santinho, em Florianópolis, ficam as dunas que a separam da vizinha Ingleses. No Sul, está um museu arqueológico ao ar-livre, com inscrições rupestres feitas, possivelmente, entre 1 mil e 4 mil anos atrás. Entre uma ponta e outra, uma larga faixa de areia e mar com águas transparentes fazem do Santinho uma das praias mais bonitas da Ilha.

Com dunas, museu arqueológico, larga faixa de areia e água transparente, vale visitar este canto no Norte de Floripa Foto: Léo Cardoso / Agencia RBS

No lado do resort Costão do Santinho, há uma pequena e muito bem conservada trilha que dá acesso ao museu arqueológico, localizado no Morro das Aranhas. Lá, é possível aprender um pouco mais sobre os primeiros homens que habitaram Santa Catarina, os sambaquieiros. Há placas informativas e lixeiras espalhadas pelo caminho. Tem ainda bancos para sentar-se e entradas que dão acesso a pedras e pequenos mirantes. Em tempos de selfie, vale o alerta: tenha cuidado onde pisa e não se arrisque por uma foto. 

Andando um pouco mais, o visitante pode escolher entre pegar uma trilha ecológica para a praia do Moçambique (2200 m) ou subir o morro (1200 m). A partir deste ponto, é indicado ir de tênis. Quem não quiser encarar a caminhada pode curtir por ali mesmo.

Foto: Léo Cardoso / Agencia RBS
Gleydson Silva, estudante de Fortaleza, aprovou: "Vale demais, porque essa vista vale tudo" Foto: Léo Cardoso / Agencia RBS
Foto: Léo Cardoso / Agencia RBS

Apesar de linda, não é justo dizer que é legal visitar a praia do Santinho só pela beleza. Nem é exagero afirmar que a energia por lá é algo especial. Vale levar a canga da areia para as pedras em cima do morro, sentar e simplesmente contemplar a paisagem, sem pressa de ir embora. Nem o vento forte, que no dia da visita do DC levou embora até o boné da repórter, atrapalha - pelo contrário, revitaliza.

Foto: Léo Cardoso / Agencia RBS

Portanto, a dica do #DCpelaspraias para recarregar as baterias no fim de semana é se reconectar com a natureza apreciando um dos mais belos visuais da Ilha. Vale a visita!

Leia outras reportagens da série #DCpelaspraias

Aprenda a fazer quatro drinques refrescantes para o verão

Saiba como escolher a melhor praia de acordo com a direção do vento

Para refrescar: carrinhos vendem chope e cervejas artesanais nas praias de Florianópolis

Fila para o Norte da Ilha? Experimente curtir uma praia no sossego de Cacupé e de Sambaqui

Com bastante espaço na areia, Balneário dos Açores é opção tranquila no Sul da Ilha

 Veja também
 
 Comente essa história