Defesa Civil de São Joaquim alerta população para riscos com acúmulo de neve Diorgenes Pandini/Agencia RBS

Praça de São Joaquim está lotada de turistas que esperam presenciar a neve

Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

A Defesa Civil de São Joaquim já alerta a população a se precaver quanto aos riscos com um possível acúmulo de neve a partir da tarde desta segunda-feira. Segundo o coordenador do órgão, Alequis Waltrick, os moradores devem ficar atentos para a segurança dos telhados. Uma das orientações é molhar os telhados com mangueiras  para evitar a concentração de gelo, que sobrecarrega a estrutura.

— A preocupação é com a população em geral, porque as casas não tem projeto para neve grande, principalmente casas vulneráveis e barracões — afirma Waltrick.

A previsão é que comece a nevar na cidade por volta das 15h desta terça, com chance de se estender até o início da madrugada desta terça-feira.

Os cuidados também se estendem à população mais vulnerável, principalmente de bairros como Nossa Senhora de Fátima, Madre Paulina, Nossa Senhora Aparecida.

A prefeitura mobilizou uma força-tarefa com Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar e Secretaria de Assistência Social. O Jeep Club de São Joaquim, que conta com aproximadamente 50 veículos cadastrados, também se colocou à disposição para ajudar, caso seja necessário. Máquinas da Secretaria de Obras também estão sendo preparadas. 

Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Turistas não devem dormir em carros

Já para os turistas que vieram para São Joaquim e não conseguiram reservar hotéis ou pousadas, a orientação é se proteger bem do frio. Waltrick não recomenda dormir nos carros, por conta do risco de hipotermia. O Samu está de plantão e também vai orientar a população.

Pela cidade, o comércio foi orientado pela Secretaria de Turismo a estender o horário de funcionamento. Pelas ruas centrais da cidade e pela Estrada Caminhos da Neve, que leva a Bom Jardim da Serra, há movimento intenso de veículos.

Com as temperaturas próximas de 0°C a preocupação é com o congelamento de lâminas de água sobre as estradas. Por isso, depois de começar a nevar a recomendação da Defesa Civil e da Polícia Militar Rodoviária é não trafegar de carro pela região.

A partir da noite, a Defesa Civil e a secretaria de Assistência Social ficarão de plantão. A partir da manhã desta terça-feira, começarão a distribuir lenhas à população dos bairros mais carentes.

Leia também:

Turistas se concentram no Centro de Urupema à espera da neve

São Joaquim registra chuva congelada nesta segunda-feira

Vai pegar a estrada para a Serra de SC? Veja dicas para viajar com segurança

Previsão de neve lota hotéis e pousadas da Serra catarinense

São José vai oferecer abrigo durante o frio para pessoas em situação de rua 

Entenda a diferença entre neve, geada, sincelo e chuva congelada

 DC Recomenda
 
 Comente essa história