Anvisa planeja mudar rótulo de alimentos no país Ricardo Duarte/Agencia RBS

Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estuda uma nova mudança nos rótulos dos produtos alimentícios para advertir sobre a presença de ingredientes em excesso que podem fazer mal à saúde.

As propostas iniciais que estão em discussão estão baseadas em dois eixos principais: o uso do sistema de semáforo com cores, que sinalizam se algum ingrediente está em excesso, e o uso de símbolos com advertência sobre algum ingrediente em excesso que pode fazer mal.

Leia mais:
Zinco, ferro, selênio: conheça elementos fundamentais para a saúde do cérebro
Anvisa suspende lote de Lexotan

O tema está na agenda regulatória da Anvisa. O próximo passo é fazer um refinamento das propostas discutidas pelo grupo e dar início ao processo de regulação que envolve, por exemplo, a realização de consulta pública sobre o tema. A ideia foi debatida por um grupo de trabalho criado em 2014 para apresentar propostas para solucionar a questão da informação nutricional no país.

Segundo a Anvisa, estudos científicos apontam que a tabela nutricional presente nos produtos "é de difícil compreensão e pouco utilizada pelos consumidores".

 Veja também
 
 Comente essa história