Pancho: Correios lançam selo e carimbo da Capital Brasileira da Cerveja Pancho / Agência RBS/Agência RBS

Foto: Pancho / Agência RBS / Agência RBS

Pancho. Francisco Fresard. Colunista De Ponto a Ponto.
Foto:

 O título de Capital Brasileira da Cerveja foi imortalizado ontem à tarde com o lançamento do selo e carimbo produzidos pelos Correios para homenagear Blumenau. O local do evento foi dos mais adequados: o Centro Cultural da Vila Itoupava, que ocupa imóvel centenário onde funcionou a Cervejaria Feldmann, uma das primeiras da cidade, de 1898.

 Curta Pancho no Facebook
Siga Pancho no Twitter 

O selo tem a mesma arte da logomarca que a Secretaria Municipal de Turismo desenvolveu para divulgar o título. A data “1860” é uma referência ao ano de nascimento da primeira cervejaria da cidade, a Nacional, fundada por Heinrich Hosang.

Os traços geométricos trazem referências arquitetônicas da cidade e as cores são as da bandeira da Alemanha. Por que não há referência à cerveja? Nunca recebi explicação convincente. Acho que foi excesso de zelo do poder público para não ser taxado como incentivador do consumo da bebida. 

 Aos interessados, o novo e comemoratico selo pode ser comprado na agência central dos Correios, na Rua Curt Hering. Por 30 dias o carimbo também estará disponível. Depois ele vai para o Museu Nacional dos Correios, em Brasília. 

 Veja também
 
 Comente essa história