Dagmara Spautz: Aeroporto de Navegantes bate recorde de movimentação em outubro Arquivo/

Foto: Arquivo

Os números oficiais divulgados pela Infraero confirmaram a previsão da superintendência do Aeroporto de Navegantes sobre o mês de outubro. Mais de 157 mil passageiros passaram pelo terminal, um aumento de 25% em relação ao ano passado e um recorde no período: foi a segunda maior movimentação na história do aeroporto, atrás apenas de janeiro de 2016, quando o terminal registrou 167 mil pessoas.

O número ultrapassou o movimento de julho deste ano, até então a segunda maior média histórica. As festas de outubro foram as grandes impulsionadoras de movimentação de passageiros no mês, com a inclusão de voos extras. Foram 42 voos diários, contra 37 em outubro de 2016. Além disso, o clima colaborou e os índices de fechamento do aeroporto baixaram, o que contribuiu para aumentar a média.

As estatísticas convergem com os números das festas de outubro _ mas indicam que elas não foram o único fator a gerar movimentação. A Oktoberfest, maior indutora de turismo nessa época do ano, teve aumento de 6% no número de visitantes em relação ao ano passado. Uma pesquisa feita pela organização revelou que, entre os turistas, 28% vieram de avião. São 6% a mais do que em 2016.

Demanda

Ontem o Aeroporto Ministro Victor Konder foi o assunto de uma reunião na Associação Empresarial de Blumenau (Acib). O presidente Avelino Lombardi recebeu a nova superintendente do terminal, Andreia Nande, para um resgate das cobranças regionais sobre a administração da Infraero.

A maioria das associações empresariais quer a privatização do terminal _ caso da Acib e da Associação Empresarial de Itajaí (ACII). Mas esperam que a Infraero cumpra as promessas de investimentos que foram feitas nos últimos anos.

 Veja também
 
 Comente essa história