Pancho: passeio de trem em Apiúna vai ganhar 14 quilômetros a mais Jandyr Nascimento, BD, 23/2/2010 / Agência RBS/Agência RBS

Foto: Jandyr Nascimento, BD, 23/2/2010 / Agência RBS / Agência RBS

Deve começar ainda neste ano a instalação e recuperação de mais uma parte da Ferrovia das Bromélias, na localidade de Subida, em Apiúna, no Alto Vale do Itajaí. Os cerca de dois quilômetros que hoje são usados nos passeio de trem vão se transformar em um trecho bem maior, de quase 16 quilômetros, até Riachuelo, em Lontras.

Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram

O desejo de ampliar a ferrovia no Alto Vale tem décadas e sai do papel agora graças a um convênio que o governo do Estado assinou com a União, mais precisamente o Exército, por meio do Ministério da Defesa. A obra será executada pelo Batalhão Ferroviário de Lages e vai custar R$ 11,7 milhões.

A expectativa do presidente da Associação Catarinense de Preservação Ferroviária (Tremtur), Carlos Ramiro da Silva, é que a obra dure cerca de um ano e meio. Quando concluída, o trem que hoje conta com uma locomotiva e dois vagões para 120 pessoas terá a capacidade triplicada. Outros três vagões estão sendo restaurados, além de mais duas locomotivas alemãs. 

Os passeios hoje ocorrem no segundo e terceiro domingo de cada mês, mas é sempre bom confirmar a agenda pelo telefone (47) 3353-6090 ou (47) 98894-5517.

Acompanhe outras de publicações de Pancho 

Balneário Camboriú lidera ranking de pacotes de turismo em SC
Turismo agoniza em Florianópolis
Turismo de experiência ganha força no Sul catarinense  

 Veja também
 
 Comente essa história