Copa Lord é a campeã do Carnaval de Florianópolis Jurandir Silveira/

Copa Lord levou o Japão para a Passarela Nego Quirido

Foto: Jurandir Silveira

Após um jejum de quatro anos, a Embaixada Copa Lord, com 180 pontos, é a nova campeã do Carnaval de Florianópolis. O último título da agremiação, que representa o Morro da Caixa, havia sido comemorado em 2004. O vice-campeonato ficou com a Consulado do Samba, com um décimo a menos.

Este ano, a Copa Lord, como é conhecida, entrou na Nego Quirido homenageando os 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Com fantasias luxuosas e uma inovação na bateria - a presença do taikô - a escola encantou o público e a comissão julgadora, tanto que conseguiu 10 em todos os quesitos avaliados.

A homenagem ao fundador da escola, o Avez-vous, morto dias antes do desfile ao lado da passarela do samba, deu início ao desfile. Com um minuto do silêncio e uma fita preta na roupa da diretoria, a Copa Lord entrou na avenida emocionada.

Com o enredo "Matsuri em Sankateríni", a agremiação levou ao samba centenas de descendentes de japoneses, inclusive na bateria. Nem mesmo algumas falhas na harmonia, apontadas por especialistas, tiraram o brilho da festa brasileira, comemorada com uma pitada oriental.

Nove quesitos foram julgados, cada um deles com a avaliação de dois jurados: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, carros e alegorias, fantasia, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira.

Este ano, houve algumas mudanças na apuração. Nos últimos desfiles, quatro jurados avaliavam as agremiações e a maior e a menor nota eram descartadas. Em 2008, optou-se por apenas duas notas por quesito.

Além disso, a comissão julgadora foi composta por avaliadores do Rio de Janeiro, para evitar qualquer desconfiança por parte das escolas.
DIARIO.COM.BR
 Veja também
 
 Comente essa história