Itajaí tem 40% dos desabrigados de SC Guto Kuerten/

Contêineres flutuando em itajaí

Foto: Guto Kuerten

Itajaí é a cidade mais atingida pelas cheias no Litoral Centro-Norte de Santa Catarina. Segundo o vice-governador, Leonel Pavan, 40% dos desabrigados do Estado são do município portuário. Até a tarde desta terça-feira, eram 14 mil desabrigados e 130 mil atingidos pela chuva.

A cena rotineira dos navios atracando no porto foi substituída por caminhões carregados de doações que chegaram ao município esta tarde.

Durante o dia, a chuva deu uma trégua e o sol apareceu, mas não foi o suficiente para fazer a água baixar e 70% da cidade permanece inundada, segundo a Defesa Civil.

O governo federal informou que enviou 270 toneladas de alimentos para a cidade e caminhões dos batalhões do exército de Florianópolis e Blumenau foram deslocados para Itajaí para ajudar nas entregas dos donativos.

O Centro de Eventos de Itajaí foi transformado em uma central de recebimentos de doações. Os voluntários são encarregados de separar o que é recebido e montar kits para serem levados para os mais de 90 abrigos da cidade. Muitos locais onde há famílias abrigadas estão isolados e as doações estão sendo levadas por embarcações.

Doações

Doações podem ser entregues no Centro de Eventos de Itajaí (antigo parque da Marejada). Local: Avenida Ministro Victor Konder (Beira-Rio), nº 303, Centro.

A Defesa Civil pede para que padeiros e cozinheiros voluntários façam contato pelo telefone (47) 9998-4592 e falem com Kátia, responsável pela cozinha.

A prefeitura abriu uma conta para receber doações, qualquer valor pode ser doado e o dinheiro será utilizado para comprar mantimentos para os desalojados. A conta corrente é 52222-8, na agência 0305-0 do Banco do Brasil.

 DC Recomenda
 
 Comente essa história