Mais um círculo surge em lavoura no Oeste de SC Cassio Rodrigues Maria/Especial

Seis círculos já foram encontrados em lavouras no Oeste de SC

Foto: Cassio Rodrigues Maria / Especial

Um novo círculo surgiu durante a madrugada desta segunda-feira em uma lavoura de trigo em Ouro Verde, no Oeste de Santa Catarina.

Com isso, chega a seis o número de círculos misteriosos que apareceram em lavouras na região em uma semana.

Os dois primeiros círculos surgiram na madrugada do dia 8 para o dia 9 em Ipuaçu e mediam cerca de 20 metros de diâmetro. Neste domingo, um terceiro círculo, com cerca de 6 metros de diâmetro, apareceu em outra lavoura de trigo do município.

Em Xanxerê, também no Oeste, dois círculos foram encontrados na madrugada deste domingo mas, segundo os próprios ufólogos, neste caso trata-se de uma fraude.

— Fui até o local e constatei ser uma fraude deslavada que não tinha a perfeição e tampouco a inteligência dos outros círculos. Ao redor, os moradores encontraram algumas cordas — contou o ufólogo Ademar José Gevaerd.

A Polícia Civil de Xanxerê informou que não vai investigar o caso. Por enquanto, não há nenhum registro de crime.

Esta manhã, policiais de Ouro Verde foram até a lavoura no município onde apareceu o círculo para ver se havia indícios de crime.

— Se há alguém envolvido fazendo esse tipo de coisa por malandragem, a gente vai apurar e vai descobrir e ele vai pagar por isso — disse o escrivão de polícia Dani Pedro Motin.

Para astrônomo, caso é uma brincadeira

Para o astrônomo Adolfo Stotz Neto, presidente do Grupo de Estudos do Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina, a aparição dos círculos é provavelmente uma brincadeira. 

— Não é possível que só aconteçam esses pousos em campos de trigo. Por que não acontece em uma plantação de café, ou de cana-de-açúcar? Porque só é fácil confeccionar com uma corda, uma tábua e uma estaca, em duas pessoas, em um campo de trigo, cevada ou qualquer coisa semelhante — explicou.

Segundo ele, todos os círculos que apareceram em outros países foram identificados como sendo obra humana. As luzes que teriam sido vistas por moradores também não servem como prova.

— Luzes são fáceis de produzir hoje em dia. Com laser, recursos tecnológicos que nós temos, podemos produzir qualquer tipo de luz, com qualquer formato.


RBS TV
 DC Recomenda
 
 Comente essa história