Estrada em Itaiópolis segue bloqueada por índios Jandyr Nascimento/

Estrada está bloqueada desde sexta-feira

Foto: Jandyr Nascimento

A estrada geral do bairro Bom Sucesso, em Itaiópolis, no Planalto Norte do Estado, continua bloqueada por cerca de cem índios da Reserva Duque de Caxias, de José Boiteux, no Vale do Itajaí.

Desde sexta-feira, o grupo impede a passagem de caminhões com madeira. Os indígenas reivindicam a ampliação da reserva de 14 mil hectares para 37 mil.

O manifesto dos índios é baseado em uma portaria de 13 de agosto de 2003, assinada pelo então ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que definiu a ampliação da área indígena.

O grupo promete deixar o local apenas quando houver uma definição. Caso a Fundação Nacional do Índio (Funai) não comece o trabalho de demarcação, eles ameaçam fazê-lo por conta própria.

Conflitos

A Justiça Federal de Mafra, que tem a jurisdição da área, não definiu medidas que impeçam novos conflitos. O juiz federal substituto Adriano Vitalino dos Santos determinou, na segunda-feira, que a oficial de justiça fosse à região nesta terça-feira.

A visita foi cancelada porque a polícia não conseguiu efetivo para garantir a segurança dela.

Tramitam na Justiça Federal de Mafra dois processos sobre o caso, proibindo a entrada de índios em parte das terras para assegurar o direito aos proprietários. Eles fizeram boletim de ocorrência sobre o caso e pedem policiamento ostensivo na área.
JORNAL DE SANTA CATARINA
 Veja também
 
 Comente essa história