Aliança é a campeã do Carnaval de Joaçaba Raquel Heidrich/

Título foi garantido no último quesito avaliado, Alegorias e Adereços

Foto: Raquel Heidrich

Com o enredo Minha Cultura, Sua Herança, Sou Negro, Sou Aliança!, assinado pelos carnavalescos Lola Heberle e Carlos Fett, a escola Aliança conquistou o título de Campeã do Carnaval 2009 em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense.

A disputa foi acirrada, mas sempre com a liderança da Aliança, que somou 399,3 pontos — meio ponto a mais que a segunda colocada Vale Samba (398,8). O título foi garantido no último quesito avaliado, Alegorias e Adereços.

A apuração dos votos ocorreu às 16h, na Avenida XV de Novembro, cenário das apresentações da Unidos do Herval, Aliança e Vale Samba nas noites de segunda-feira e sábado.

O presidente da Aliança, Junior de Sá, afirmou que a escola levou o título porque, além de ter feito um desfile tecnicamente perfeito, levantou a platéia das arquibancadas. A interação entre escola e foliões e a beleza das alegorias destacaram a apresentação.

Pontuação máxima era de 400 pontos

O julgamento foi feito por 20 pessoas, todas do Rio de Janeiro. A Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval D'Oeste dispôs os jurados em quatro cabines ao longo da avenida. A localização foi planejada para a melhor avaliação dos 10 quesitos: comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, evolução, harmonia, enredo, samba-enredo, conjunto, bateria, fantasias, alegorias e adereços.

Cada quesito foi avaliado quatro vezes, por isso a pontuação máxima é de 400 pontos. Neste ano, as notas variam entre 9 e 10. O empate na primeira colocação não é mais permitido. A apuração dos votos e a festa da campeã será acompanhada por policiamento.
DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história