Pescadores capturam 10 toneladas de tainhas em Garopaba Alan Pedro / Leitor Repórter/

Frio favorece a captura da tainha

Foto: Alan Pedro / Leitor Repórter

A queda na temperatura favorece a pesca da tainha neste fim de semana no litoral catarinense. Neste sábado, pescadores da praia de Garopaba, no Litoral Sul, capturaram 10 toneladas do pescado.

Foi o primeiro grande lanço da atual temporada de pesca da tainha, iniciada no dia 15 de maio, quando terminou o período de defeso da espécie. Três embarcações foram usadas para cercar e capturar o cardume.

De acordo com o pescador Valdir dos Santos, o Ca, que partipou do lanço em Garopaba, houve captura de pelo menos mais cinco toneladas de tainhas na praia da Pinheira, em Palhoça, também neste sábado.

A previsão de um inverno típico, com temperaturas baixas, aumenta a expectativa dos pescadores para a safra deste ano. Em 2008, quando foi registrada a pior safra dos últimos anos, foram capturados 780 toneladas do pescado — três vezes menos que no ano anterior, 2007.

Diferente das temporadas anteriores, o começo do período de captura foi adiado do já tradicional 1º de maio para a segunda quinzena do mês, conforme portaria dos órgãos reguladores.

Durante a safra, a prática do arrastão estará proibida em praias licenciadas apenas para a pesca artesanal.

Assista à reportagem da RBS TV sobre outros lanços de tainha

DIARIO.COM.BR
 Veja também
 
 Comente essa história