Tradição leva catarinenses a fazerem a colheita da macela na Sexta-feira Santa  Alan Pedro/

Fiéis acreditam no poder na macela colhida na Sexta-Feira Santa

Foto: Alan Pedro

Uma das mais fortes tradições da Quaresma faz muita gente sair da cama no feriado de Sexta-feira Santa antes mesmo de o sol nascer. A colheita da macela — também chamda de marcela —durante a madrugada virou ritual para quem acredita nas propriedades medicinais da planta e respeita uma das datas mais importantes do calendário cristão.

Em Santa Catarina, diversas pessoas levantaram cedo para cultivar a velha tradição. Um exemplo é o mecânico Aristides Severo, que acredita no poder da colheita. Ele apanhou ramos de macela por volta da 6h30min em Chapecó, no Oeste do Estado.

— Faço isto desde pequeno. Acho que a macela, na Sexta-feira Santa, recebe a bênção de Deus – diz Aristides, que pretende passar o costume para o seu filho.

Como manda a tradição, a macela deve ser apanhada ainda na madrugada. Os fiéis acreditam que o orvalho que cai sobre os arbustos na Sexta-feira que antecede a Páscoa faz com que a planta seja abençoada, podendo causar até curas milagrosas. Seu chá é usado como remédio para problemas gástricos ou respiratórios.
DIARIO.COM.BR
 DC Recomenda
 
 Comente essa história