Os 10 mandamentos da aprovação Renato Nascimento/

Foto: Renato Nascimento

Chegar ao meio do ano com notas ruins na escola não é sinal de que o pesadelo da reprovação pode se transformar em realidade em breve. Para quem está nessa situação, vale lembrar que ainda estão em jogo pelo menos outros seis meses de aulas, trabalho e provas, período que dá para recuperar o tempo perdido, mas só se o aluno decidir encarar uma nova rotina baseada na organização e muito estudo.

A professora Maricelma Simiano Jung, 44 anos, 26 deles dedicados ao magistério de escolas públicas de Tubarão, no Sul do Estado, e especialista em dicas para quem está afim de melhorar a situação na escola, diz que não existe uma fórmula mágica para tirar notas boas.

— Quem está precisando de nota tem de ter consciência que tem capacidade de conseguir isso, tem de acreditar em sim mesmo — diz Maricelma.

E a nova rotina de estudos tem de ficar bem definida entre a escola e o tempo livre em casa. É claro que ninguém vai deixar de tirar um cochilo, falar com os amigos, ficar na internet ou dar uma voltinha no shopping ou praça para ficar mais "relax", mas as lições, tarefas e livros terão de receber mais atenção e atenção especial.

Os 26 anos em sala de aula nas escolas e também na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) convenceram Maricelma de que a organização é a alma do negócio para o estudante.

— Em casa, duas horas de estudo é um bom tempo para estudar, mas o importante é não misturar as disciplinas. Se começar com a matemática vá com ela até o final — ensina a professora.


::: Os 10 mandamentos para passar de ano

1. Tenha atenção em sala de aula. Conversas paralelas atrapalham muito, assim como os aparelhos eletrônicos. Desligue o celular e o i-pode.

2. Estude, pelo menos, duas horas por dia em casa. Defina o melhor horário e aproveite para fazer revisão do conteúdo.

3. Estude uma matéria de cada vez. Evite misturar as disciplinas e faça resumos de cada conteúdo.

4. Leia com atenção os textos. Uma maneira de assimilar o que está escrito e resumir mo texto.

5. Aproveite as atividades extra-classe que quase todas as escolas oferecem. O reforço escolar fora do período da aula é uma ótima oportunidade para aprender mais.

6. Use a internet como aliada. Peça dicas de sites a professores e aproveite o MSN para estudar ou tirar dúvidas com os colegas.

7. Concentração é palavra de ordem para quem estuda. Evite a tevê no quarto e desligue o celular. Lembre-se: uma hora de estudo com concentração vale mais do que três horas de estudo com distração.

8. Nas avaliações ou provas, primeiro leia todas as questões e depois resolva as mais simples ou que você tenha mais confiança no acerto. Depois passe para as mais complicadas.

9. Faça anotações das coisas mais importantes que o professor fala, pois nem tudo o que ele diz em sala está nos livros.

10. Não deixe para estudar na véspera de uma prova. Passar a madrugada em meio a livros e cadernos é inviável. Por isso tenha seu cronograma de estudos e procure dormir bem.
 Veja também
 
 Comente essa história