Pinguins reabilitados pela Polícia Ambiental são soltos no mar em Florianópolis Hermínio Nunes/

Eles foram soltos perto da Ilha do Xavier, em frente à Praia Mole, em Florianópolis

Foto: Hermínio Nunes

Doze pinguins reabilitados pela Polícia Ambiental foram soltos na manhã desta sexta-feira perto da Ilha do Xavier, em frente à Praia Mole, em Florianópolis. Os animais devem seguir viagem para a Patagônia.

As aves, da espécie pinguim-de-magalhães, foram resgatadas em praias da Costa catarinense nos últimos meses debilitadas e com hipotermia. Empurrados por correntes marítimas, os animais, originários da Patagônia, no Sul da Argentina, acabam sendo levados para o Litoral Sul do país.

Segundo Cleber Machado, da Polícia Ambiental, alguns se perdem do bando, geralmente os mais jovens, e ficam fracos por conta da dificuldade de conseguir alimentos sozinhos.

Os animais foram encaminhados para tratamento no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no bairro Rio Vermelho, onde foram hidratados por meio de sondas e alimentados até chegar ao peso ideal.

No período em que estiveram sob cuidados da Polícia Ambiental, foram mantidos numa piscina e acompanhados por veterinários. Segundo os especialistas, os animais tinham a capacidade de impermeabilidade das penas prejudicada e receberam tratamento para recuperá-la.

Quando saudável, as penas do pinguim funcionam como isolante térmico, mantendo a temperatura do corpo e impedindo que a água gelada chegue até a pele do animal.

DIARIO.COM.BR
 DC Recomenda
 
 Comente essa história