Mostra que antecede Festival Audiovisual do Mercosul começa em 34 cidades catarinenses divulgação/Divulgação

Ficção "Direita é a Mão que Você Escreve" será exibido na mostra itinerante

Foto: divulgação / Divulgação

Mostra itinerante que antecede o 15º Festival Audiovisual do Mercosul 2011, o Pré-FAM promove exibição de filmes em 34 cidades catarinenses. As atividades começam nesta terça-feira e se estendem até dia 1º de junho, com produções premiadas na edição do ano passado.

Nesta edição, estão previstos quatro programas, todos gratuitos, com curtas-metragens juvenis e adultos do Brasil e de países do Mercosul. Entre as produções estão o paraguaio Karai Norte — o curta mais premiado do FAM 2010 — Recife Frio (melhor direção), o documentário 7 Voltas (melhor documentário e edição), as animações Terra a Gastar (melhor filme na Mostra Infanto-Juvenil), Prodígio (melhor vídeo, melhor vídeo ficção, melhor ator), Teresa (melhor roteiro), entre outros. De Santa Catarina, está na grade Beijos de Arame Farpado (melhor montagem e direção de arte).

A estreia em Florianópolis ocorre nesta terça-feira, na Associação Cultural Baiacu de Alguém, em Santo Antônio de Lisboa, com a animação A Terra a Gastar, curta que propõe uma reflexão em torno do consumo excessivo e da pouca consciência ambiental dos homens.

Em seguida, é a vez da animação Eu Queria ser um Monstro, sobre o cotidiano de uma criança com bronquite. O programa conta ainda com a ficção Direita é a Mão que Você Escreve, a aventura de uma menina, que, esquecida pelo pai na saída da aula de balé, tentar ir sozinha para casa, e Os Anjos do Meio da Praça, sobre um anjo que, após ser ferido em batalha, cai desacordado em um pequeno vilarejo e é aprisionado pelos moradores.

Por fim, o documentário 7 Voltas entrelaça sete crônicas numa espiral narrativa e poética sobre o lugar onde rio Tamanduateí, hoje região central de São Paulo, fazia sete voltas.

Lançamento oficial

Às 19h, no lançamento oficial do Pré-FAM, a programação é indicada a jovens a partir de 16 anos e inclui quatro curtas-metragens: Teresa, história de uma jovem que sonha em casar, as angústias em relação aos amores não correspondidos. O filme foi premiado como melhor roteiro no FAM 2011 e com dois Kikitos em Gramado. O Nome do Gato, melhor atriz para Camila dos Anjos na Mostra de Curtas Mercosul do FAM 2010, conta a história de Bruna, uma jovem que decide morar sozinha num apartamento e começa a vivenciar situações estranhas quando descobre que pode ver e até controlar o passado através do olho mágico de sua porta.

O chileno Miércoles 8/Martes 7, também prêmio de melhor atriz, mas na Mostra de Vídeos do Mercosul, enfoca mãe e filha que vencem dois dias complicados em meio às eleições presidenciais.

Por fim, o filme gaúcho Um Animal Menor, prêmio de melhor fotografia em 2010, conta a angustiante escalada de Paula, que acorda em um poço que se torna mais fundo quando em sua borda aparece José, garoto de 10 anos que vira um obstáculo.

:: Agende-se

O quê: Pré-FAM 2011

Quando: lançamento neste terça-feita, às 15h e 19h

Onde: Associação Cultural Baiacu de Alguém (Rua Padre Lourenço R. de Andrade, 650, Santo Antônio de Lisboa, Fpolis.)

Quanto: gratuito

Classificação: 15h, livre; 19h, 16 anos

Informações: (48) 3204-834

Cidades contempladas

— Florianópolis

— Palhoça

— Araranguá

—  Bela Vista do Toldo

— Bombinhas

— Caçador

— Campo Erê

— Catanduvas

— Criciúma

— Dionísio Cerqueira

— Formosa do Sul

— Galvão

— Garopaba

— Gaspar

— Irineópolis

— Jaraguá do Sul

— Jaguaruna

— Lages

— Laguna

— Lontras

— Major Vieira

— Mafra, Mondaí

— Palma Sola

— Palmitos

— Pinhalzinho

— Pomerode

— Salto Veloso

— São Francisco do Sul

— São Bernardino

— Seara

—  Saudades

— Trombudo Central

— Vidal Ramos

— Xanxerê

DIARIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história