Onda de frio em Santa Catarina é a mais forte dos últimos 47 anos Vani Boza/Agencia RBS

Frio congela morros e cachoeiras na Serra catarinense

Foto: Vani Boza / Agencia RBS

Santa Catarina teve a confirmação, nesta sexta-feira, de que a massa de ar frio que atua sobre o Estado desde o último domingo é a mais forte dos últimos 47 anos.

Conforme levantamento feito pela Central RBS de Meteorologia com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde julho de 1964 não havia uma sequência de tantos dias com temperaturas negativas nas cidades catarinenses. Naquele ano, foram sete dias consecutivos, de 17 a 23.

Nesta sexta-feira, com a mínima de -7,5ºC em Urupema, o Estado atingiu seis dias seguidos, confirmando a onda de frio mais intensa dos últimos 47 anos. Se acontecer mais uma temperatura negativa neste sábado, já que está prevista a mínima de -1ºC em Urupema, será o sétimo dia consecutivo, aí sim se igualando a julho de 1964.

A previsão é de que a massa de ar polar se afaste já a partir deste sábado, com as temperaturas ainda baixas, mas não mais negativas a partir de domingo. Para o início da próxima semana, pelo menos até terça-feira, a previsão é de céu claro, sol e temperaturas agradáveis em todo o Estado.

Sitiação de emergência

Com a intensidade do frio abaixo de zero durante seis dias consecutivos em Santa Catarina, a Defesa Civil decretou situação de emergência em três cidades: Urubici e Bom Jardim da Serra, na região serrana; e José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí.

Em Urubici, dos 10,8 mil moradores, 564 estão doentes por causa do frio. Em José Boiteux 3,4 mil pessoas foram afetadas, em especial as comunidades indígenas. As principais comunidades atingidas são de Quilombola, Caminho Tatu, Cafuza, Caçador, Volta Grande, Wiegand e do Centro. Para esta cidade, a Secretaria Estadual está encaminhando colchões e cobertores para os mais carentes. Segundo a coordenadoria de Defesa Civil do município, roupas também serão enviadas para atender 1,2 crianças de zero a 14 anos e 455 idosos.

Previsão para o fim de semana

Sábado

A massa de ar frio se afasta para o mar e o frio só aparece nos períodos da manhã e noite, provavelmente sem temperaturas negativas. O sol deve aparecer a tarde e o clima deve ser bem agradável.

Domingo

Nublado em todo o Estado. Possível chuva fraca na região Oeste.

Próxima semana

Segunda e terça-feira o tempo permanece seco. Sol, céu aberto e temperaturas agradáveis na maior parte do Estado. Na quarta-feira tempo chuvoso em SC.
DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história