Bloco do Zé Pereira toma conta do Sul da Ilha de SC neste domingo Roberta Kremer/Agencia RBS

Bloco do Zé Pereira faz o Carnaval deste domingo no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis

Foto: Roberta Kremer / Agencia RBS

A movimentação é tímida no começo da manhã, mas vai tomando conta das ruas do Ribeirão da Ilha à medida que a hora avança. O bloco do Zé Pereira, um dos mais tradicionais de Florianópolis, com direito a trio elétrico, famosas marchinhas de Carnaval e desfile de fantasias, segue até o fim da noite deste domingo, no Sul da Ilha de Santa Catarina.

Todo ano é assim. As ruas estreitas do Ribeirão da Ilha são tomadas por foliões fantasiados, cercando um trio elétrico. São cerca de 6 mil pessoas que se juntam no espaço apertado para pular, dançar e se divertir.

A festa inclui a apresentação da banda Nossa Senhora da Lapa, uma das principais atrações da folia, e contará tambem com os desfiles dos blocos organizados "Bloco Tranca Rua" e o "Bloco Rua de Cima".

O encerramento da festa ocorre com o tradicional banho à fantasia, no estilo dos antigos carnavais. Os nativos do bairro contam que a brincadeira começou nas primeiras décadas do século passado. Na época, as pessoas confeccionavam fantasias de papel especialmente para a ocasião.  Após a festa, todos participavam de um banho de mar coletivo.

DIÁRIO CATARINENSE
 DC Recomenda
 
 Comente essa história