Instalado equipamento que vai medir visibilidade dentro do túnel no Morro do Agudo, em Paulo Lopes Edu Cavalcanti/Agencia RBS

Equipamento veio da Inglaterra na quinta e foi instalado nesta sexta-feira

Foto: Edu Cavalcanti / Agencia RBS

Mais uma norma de segurança exigida pelo Corpo de Bombeiros para liberar o trânsito dentro do túnel do Morro do Agudo, em Paulo, começou a ser cumprida nesta sexta-feira. O opacímetro, equipamento responsável por medir a visibilidade dentro do túnel, começou a ser instalado na manhã desta sexta.

Depois de uma vistoria no local, a expectativa é que o trânsito neste ponto do trecho Sul da BR-101 seja liberado nos próximos dias. O opacímetro veio da Inglaterra e chegou na quinta-feira pelo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis. Técnicos da empresa responsável pela obra começaram a instalação, que deve ficar pronta até o fim do dia.

Além do opacímetro, também foi instalado um cabo sensor ao longo de todo o túnel - que tem aproximadamente 1 Km de extensão. O cabo, que chegou há aproximadamente um mês da Alemanha, tem a capacidade de medir a temperatura dentro do túnel, importante em casos de incêndio, por exemplo.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), este deve ser o túnel mais seguro de Santa Catarina.

Após a instalação, o túnel e os equipamentos devem ser testados na próxima semana e depois passar por uma vistoria pelo Corpo de Bombeiros. Caso recebam o aval, a liberação da rodovia no local  para o trânsito de veículos no sentido Norte-Sul da BR-101 fica mais próxima.

O trecho em que foi construído o túnel é considerado um dos maiores gargalos para o trânsito na BR-101 no Sul de Santa Catarina.

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história