Meteorologia alerta para possibilidade de frio intenso na próxima semana em SC Arte/RBS TV

Ilustração mostra como deve ser a atuação da massa de ar frio na Argentina e parte do Brasil

Foto: Arte / RBS TV

O ingresso de uma forte massa de ar frio pode derrubar a temperatura na próxima semana em Santa Catarina. A previsão indica que o tempo já terá mudança no domingo, com as temperaturas não subindo tanto à tarde. Para o período entre segunda e quarta-feira é esperado clima de inverno, com frio intenso em todas as regiões, inclusive no Litoral.

Mais detalhes no Blog do Puchalski

— O centro do ar frio estará mais sobre a Argentina, que é o ponto onde as temperaturas serão menores. As bordas dessa massa de ar frio é que ficarão sobre Santa Catarina (ilustração). As pessoas devem ficar atentas à previsão. O deslocamento desse sistema é que vai determinar se teremos mais ou menos frio — explicou o meteorologista da RBS Leandro Puchalski.

No domingo, a tarde deve ter máximas em torno de 19°C nas regiões Oeste e Serra. No começo da semana, no entanto, o termômetro deve despencar e os dias podem amanhecer com menos de 10°C na maior parte do Estado. Entre segunda e quarta há chance de temperaturas negativas na Serra.

As condiçõesdo tempo também favorecem a formação de geada, que dependendo da intensidade pode trazer prejuízos para a agricultura.

Previsão para esta quinta-feira

O dia deve ser de sol entre nuvens em todas as regiões de Santa Catarina. A previsão, elaborada pela Epagri, aponta ainda que há condições para pancadas de chuva à noite, principalmente no Oeste.

As temperaturas devem ficar altas, podendo chegar a 31ºC no Litoral e até 30ºC na Grande Florianópolis. Para as demais regiões, os termômetros não devem passar de 28ºC.

Os ventos sopram de nordeste a sudeste, com intensidade fraca. A velocidade não deve passar de 35 Km/h, segundo o órgão que monitora as condições climáticas em SC.

Abaixo, veja fotos do amanhecer em Florianópolis:
        
Fotos: Guto Kuerten / Agência RBS

A previsão completa no clicTempo

Navegue pelo site das Estações Meteorológicas

DIÁRIO CATARINENSE
 DC Recomenda
 
 Comente essa história