Frio continuará em Santa Catarina até a próxima semana, alerta meteorologia Vani Boza/Agencia RBS

Lages amanheceu com tempo firme e temperaturas baixas nesta quinta-feira

Foto: Vani Boza / Agencia RBS

Duas massas de ar frio passam por Santa Catarina a partir desta quinta-feira e até a próxima semana, de acordo com a Epagri. Com exceção do sábado, quando um destes sistemas se afasta enquanto o outro chega, o tempo deve ficar firme e com temperaturas baixas, típicas de outono.

::: Confira mais detalhes do tempo no Blog do Puchalski

Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, a massa de ar frio que chegou a Santa Catarina nesta quinta-feira deve permanecer no Estado até sábado.

Esta massa veio com menor intensidade do que o previsto e não provocou a quantidade de chuvas e atividades elétricas que eram esperadas.

Para o fim de semana, a instabilidade deve predominar com a saída de uma massa e a chegada de outra no dia seguinte.

Nas primeiras horas da manhã de sábado, a temperatura elevará gradativamente, mas o tempo deve mudar novamente no domingo, com a possibilidade de chva mal distribuída e mais frio.

— A segunda massa de ar frio, que chegará no domingo, permanecerá até a metade da próxima semana — explica Gilsânia.

A meteorologista ainda alerta que há possibilidade de que a temperatura se aproxime de 0ºC na madrugada de segunda-feira, além de chance de geada na Serra catarinense.


Mar agitado

A passagem de duas massas de ar frio em menos de uma semana devem provocar, além de queda brusca nas temperaturas, agitação no mar.

A Epagri alerta para a possibilidade de ondas com até 2,5 metros de altura durante o fim de semana, principalmente no Sul da Ilha de SC. Apesar desta condição, não há previsão de novas ressacadas.

Tainhas a caminho

Outra consequência da vinda do frio com origem no Sul do continente é a influência no deslocamento de cardumes de tainha.

::: Confira algumas temperaturas ao amanhecer de quinta-feira

Assista ao vídeo com Leandro Puchalski




Semana termina com tempo firme

Ao longo da quinta-feira, o sol e o tempo seco predominam na maioria das cidades, com chance de chuva apenas no Norte e Vale do Itajaí. A máxima do dia deve ficar em torno de 20°C.

Para a sexta-feira a previsão é de sol entre nuvens em todas as regiões. Na divisa com o Paraná há mais risco de chuva. O frio seguirá forte na Serra e aumenta um pouco nas demais regiões. Há inclusive chance de temperaturas negativas ao amanhecer.

Veja a previsão completa no clicTempo

Navegue pelo site das Estações Meteorológicas

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história