Adversários no plano nacional, PSDB e PT podem se unir para disputar prefeitura de Itajaí Marcos Porto/Agencia RBS

Resolução 72, aprovada no Senado, deverá ter impactos na economia da cidade e ser pauta do debate entre pré-candidatos

Foto: Marcos Porto / Agencia RBS

Em Itajaí, a tendência de buscar alianças para tentar a vitória nas urnas ganhou contornos inusitados. Pelo menos dois partidos rivais no cenário nacional, PT e PSDB, consideram a possibilidade de fazer dobradinha no pleito municipal.  Os dois têm pré-candidatos — Níkolas Reis (PT) e Deodato Casas (PSDB), que podem se aliar.

A parceria, que ainda está em fase de negociações, visa a enfrentar o prefeito Jandir Bellini (PP), que governa o município pela terceira vez e tentará a reeleição. Bellini tem a seu favor uma ampla aliança que conta com DEM, PR, PMDB, PPS, PDT, PSD, PRT, PTB e PDC. Segundo ele, são partidos que têm as mesmas ideias e que garantiriam a continuidade do plano de governo.

Um deles, porém, ensaia uma possibilidade de ter candidato próprio. Luiz Carlos Pissetti (DEM), presidente da Câmara de Vereadores e comandante do partido na cidade, já deixou o nome à disposição. E as conversas, para firmar aliados, têm incluído tanto partidos da situação quanto da oposição.

Outro que pretende firmar candidatura é o vereador Marcelo Werner (PC do B), que hoje faz parte da bancada de oposição na Câmara. PRP e PRB também estudam avaliam candidaturas próprias, Dolor da Silva e Antônio Carlos Moon, respectivamente. A expectativa é que, a partir das convenções dos partidos, no próximo mês, as parcerias comecem a se consolidar.

:: Assuntos que serão pauta na campanha


Saúde

Melhorar o atendimento na saúde pública está na pauta dos pré-candidatos. As soluções vão desde a instituição de prontuário eletrônico, para otimizar os tratamentos, até a construção e conclusão de novas unidades de atendimento — de postos de saúde a mais leitos em hospitais.


Mobilidade Urbana

Facilitar o trânsito em Itajaí está entre as prioridades nos planos de governo. Ciclovias interligadas por todo o município, que aumentariam a segurança dos ciclistas, estão lado a lado com a proposta de anéis viários na Avenida Contorno Sul e na Rua Reinaldo Schmithausen, duas das vias mais movimentadas da cidade.


Economia

A Resolução 72, que unificou a alíquota de importação em transações interestaduais, deve impactar diretamente na economia de Itajaí. Pode estar no aumento da competitividade do porto — que inclui ações de infraestrutura — e na diversificação de atividades, como as de caráter tecnológico, um caminho para melhorar a saúde financeira do município.

Pré-candidatos
Antônio Carlos Moon (PRB)Deodato Casas (PSDB)
Idade: 52 anos
Naturalidade: Florianópolis
Formação: Direito
Cargo público: secretário municipal de Pesca em 2008
Idade: 40 anos
Naturalidade: Itajaí
Formação: Medicina
Cargo público: nunca exerceu
 Dolor da Silva (PRP)Jandir Bellini (PP)
Idade: 59 anos
Naturalidade: Itajaí
Formação: Ensino Médio
Cargo público: não exerceu
Idade: 64 anos
Naturalidade: Ponte Serrada (SC)
Formação: Ensino Fundamental
Cargo público (atual): prefeito
Luiz Carlos Pissetti (DEM)Marcelo Werner (PC do B)
Idade: 52 anos
Naturalidade: Ponte Serrada (SC)
Formação: Direito
Cargo público (atual): vereador
Idade: 34 anos
Naturalidade: Itajaí
Formação: Direito
Cargo público (atual): vereador
Níkolas Reis (PT)
Idade: 30 anos
Naturalidade: Florianópolis
Formação: Direito
Cargo público (atual): vereador
GRUPO RBS
 Veja também
 
 Comente essa história