Frio congela vegetação nas encostas do Morro das Antenas, em Urupema Pablo Gomes/Agencia RBS

Água congelada foi uma das atrações no Morro das Antenas, nesta manhã, em Urupema

Foto: Pablo Gomes / Agencia RBS

O frio não trouxe a neve esperada por muitos turistas que subiram a Serra de SC no amanhecer desta quinta-feira. No entanto, as baixas temperaturas fizeram a vegetação congelar e ser registrado o sincelo no Morro das Antenas, em Urupema.

Veja as fotos de Urupema no amanhecer desta quinta-feira

No local, a fina camada branca sobre o solo e as plantas parecia ser o que todos procuravam, mas o que houve foi o sincelo, um fenômeno considerado raro no Brasil.

A diferença básica entre os dois é que a formação de neve ocorre quando há umidade na superfície, frio em altitude e alta umidade no ar, mas o fato de não a temperatura não ser a ideal em solo faz com que aconteça o sincelo.

O meteorologista do Grupo RBS Leandro Puchalski explica que o sincelo é o nevoeiro que se forma e cujas gotículas de água ficam congeladas ao tocar a superfície.

::: Confira mais detalhes do tempo no Blog do Puchalski



Nesta manhã, as temperaturas ficaram abaixo de 0ºC e os ventos fortes de até 80 Km/h fizeram com que a sensação térmica no alto do Morro fosse negativa.

::: Calcule a sensação térmica

O Morro das Antenas é considerado o terceiro ponto mais alto de Santa Catarina, com 1.750 metros de altitude. A frente dele estão os 1.827 metros do Morro da Boa Vista, em Bom Retiro, e os 1.822 metros de altitude do Morro da Igreja, em Urubici.

O amanhecer foi gelado em todas as regiões de Santa Catarina nesta quinta-feira. Na Serra foi registrado -3ºC em Urubici e São Joaquim. A temperatura mais alta foi em São José, onde fez 12,3ºC, segundo o monitoramento online da Epagri/Ciram.

::: Confira as temperaturas mais baixas registradas no amanhecer em SC

Desde o início da semana, a instabilidade seguida de queda brusca nas temperaturas tem chamado a atenção em Santa Catarina. Na última quarta-feira, a temperatura mais baixa foi em Urupema, onde fez -5ºC.

Veja a previsão completa no clicTempo

Navegue pelo site das Estações Meteorológicas

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história