Previsão aponta calor e chuva para os próximos três meses em Santa Catarina Gilmar de Souza/Agencia RBS

A partir da segunda metade de setembro, chuva volta a ser mais significativa no Estado

Foto: Gilmar de Souza / Agencia RBS

Em meio a um inverno atípico, climatologistas de Santa Catarina se reuniram na manhã desta sexta-feira para montarem a previsão para os próximos três meses no Estado. De acordo com a Epagri/Ciram — órgão que monitora as condições climáticas no Estado — o El Niño deve ganhar força trazendo chuva para todas as regiões. O calor também deve aumentar.

>> Confira a previsão para esta sexta-feira em SC
>> Galeria traz imagens deste último dia de agosto no Estado

Setembro começa mantendo as condições que predominaram no mês deagosto que foi um dos mais secos dos últimos 30 anos — temperaturas acima da média e pouca chuva. A partir da segunda metade do mês, porém, a tendência é que as chuvas voltem a cair.

Com isso, a previsão é de um mês que começa seco, mas em sua reta final fica mais úmido. Isso deve equilibras as coisas, mantendo as temperaturas estáveis na casa dos 23ºC e os volumes de chuva dentro da média que varia de 130 mm na Grande Florianópolis e 190 mm no Meio-Oeste.

::: Confira mais detalhes do tempo no Blog do Puchalski

A previsão completa no clicTempo
Navegue pelo site das Estações Meteorológicas

Entra outubro e o El Niño se intensifica trazendo mais chuva para o Estado. A região Oeste que, historicamente já registra grande volumes — 250 mm em outubro e 200 em novembro — deve ser a mais atingida pelas precipitações.

Com relação a temperatura, a nebulosidade que deve predominar nos dois meses não permite que ela suba muito, se mantendo na média que já são elevadas—em torno dos 26°C em outubro e dos 28ºC em novembro.

>> Leandro Puchalski comenta a previsão do tempo para este fim de semana em Santa Catarina

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história