Cesar Souza Junior, do PSD, é eleito o novo prefeito de Florianópolis Ricardo Wolffenbuttel/Agencia RBS

Cesar vence a eleição 2012 com 52,64% dos votos válidos em Florianópolis

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Agencia RBS

Logo depois que todas as urnas foram apuradas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) confirmou que Cesar Souza Junior (PSD), 33 anos, recebeu 52,64% dos votos válidos (117.834), e se tornou o novo prefeito de Florianópolis. Eleito pela coligação "Por uma Cidade Mais Humana", o deputado estadual vai assumir o comando da segunda maior cidade do Estado pelos próximos quatro anos, a partir de 1º de janeiro de 2013, ao lado do vereador e vice-prefeito eleito João Amin.

::: Veja imagens da vida de Cesar Souza Junior

A vitória do candidato pessedista coloca o poder político da Capital em sintonia com o governo do Estado e representa uma derrota para o atual prefeito, Dario Berger, que não conseguiu fazer o seu sucessor através do candidato Gean Loureiro, que teve 47,36% dos votos válidos (106.013).

::: Relembre imagens de Cesar Souza Jr no primeiro turno

Essa será a segunda experiência de Cesar Souza Júnior no Poder Executivo. Convocado pelo governador Raimundo Colombo, Cesar Souza Júnior assumiu em 2011 a secretaria de Estado de Cultura, Turismo e Esportes. Na pasta, Cesar teve como principal função a administração dos recursos dos fundos (Funturismo, Fundesporte e Funcultura) através do aval de projetos que proporcionassem à população alternativas de lazer, cultura, esporte, e turismo no Estado.

::: Cesar fez 83 promessas de campanha. Clique aqui e relembre

Apoiado por seis partidos (PSD/PP/PSDB/PSB/PSC/PSDC) e com um discurso de renovação, o pessedista começou com o pé direito na sua segunda tentativa de se tornar prefeito de Florianópolis e conquistou 31,68% dos votos no primeiro turno para se tornar o primeiro colocado do pleito.

::: Confira a galeria de fotos de Cesar Souza no segundo turno

No segundo turno, após uma campanha intensa, repleta de versões e acusações, Cesar Souza Júnior contrariou as pesquisas iniciais e superou o candidato do atual prefeito Dário Berger na reta final, em uma disputa das mais acirradas da história da Capital.

Assista ao vídeo com a sabatina feita pelo Diário Catarinense com Cesar Souza Júnior


A disputa

Cesar, que tinha bons números nas pesquisas eleitorais antes do primeiro turno, saiu da votação do dia 7 de outubro com 76.024 votos, o que correspondeu a 31,68% do total de votos válidos. O segundo colocado naquela votação foi Gean Loureiro, que foi para o segundo turno depois de receber 65.678 votos (27,37%).

Desafios

Entre os desafios do novo prefeito da Capital está aprovar o novo Plano Diretor para combater o crescimento desordenado e conter a especulação imobiliária; melhorar a qualidade do transporte coletivo e criar opções de mobilidade com a construção de elevados e duplicações de vias já existentes; zerar a demanda por creches; aumentar a cobertura de esgoto sanitário para diminuir a taxa de 50% dos domicílios ainda sem coleta de esgoto; reduzir o tempo na fila de espera dos postos de saúde com a contratação de médicos e construir unidades de atendimento médico infantil.

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história