Com o objetivo de oportunizar aos alunos da rede pública de ensino, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o Ministério da Educação (MEC), por meio das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação de Santa Catarina, está com inscrições abertas para o curso Qualificação em Tecnologia Digital: Aluno Integrado. Estudantes que estejam cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio podem se inscrever, até o dia 29 de maio, no endereço www.alunointegrado.ufsc.br. O curso é gratuito e ofertado a distância. São mais de 4.500 vagas.

O curso Aluno Integrado faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) que envolve a distribuição de laboratórios, a capacitação de alunos e professores para o uso da TIC nas escolas e a oferta de conteúdos educacionais. Em Santa Catarina o curso é coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Também estão abertas as inscrições para  contratação de orientadores, tutores presenciais e tutores a distância. Confira os editais no site http://www.alunointegrado.ufsc.br/.

Por ser a distância, a comunicação e interação dos alunos com o tutor, assim como a realização das leituras e atividades avaliativas serão por meio das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem, o e-Proinfo, como: fórum, bate-papo, mensagem de texto e vídeo, agenda, atividade objetiva, entre outras.

Antes de iniciar o curso, os alunos terão um encontro presencial com um tutor, o de apoio presencial, que repassará todas as informações gerais sobre o curso: módulos de conteúdo e atividades; como se organizar para realizar os estudos, como navegar e utilizar as ferramentas do e-Proinfo, para comunicação com os colegas de turma e com o tutor a distância.

“Após a conclusão, os alunos poderão monitorar diversos ambientes informatizados; auxiliar outros alunos, professores, gestores e comunidade no desenvolvimento de projetos que envolvam o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem e cooperar na formação de outros alunos, garantindo a multiplicação do conhecimento”, destaca a gerente de Tecnologias Educacionais da SED, Suzana Camargo.

Os estudantes concluintes receberão certificados emitidos pela UFSC. “A meta de Santa Catarina é de até 2014 formar 11.200 alunos. Serão 4,8 mil em 2013 e 6,4 mil em 2014”, afirmou Suzana.


Conteúdo Programático

O curso Qualificação em Tecnologia Digital está organizado em quatro módulos: Introdutório, Hardware, Sistemas Operacionais e Manutenção de Computadores, totalizando uma carga horária de 120 horas.

Módulo I – Introdutório
Unidade I – Educação a Distância (EAD)
Unidade II – Sociedade em Rede
Unidade III – História da Informática
Módulo II – Hardware
Unidade I – Introdução ao Hardware
Unidade II – Processador
Unidade III – Memória RAM
Unidade IV – Componentes Gráficos
Unidade V – Barramento de Média Velocidade
Módulo III – Sistemas Operacionais
Unidade I – Introdução aos Sistemas Operacionais
Unidade II – Gerenciamento de Processos
Unidade III – Gerenciamento de Memória
Unidade IV – Compartilhamento de CPU
Unidade V – Compartilhamento de Arquivos
Unidade VI – Interfaces
Unidade VII – História dos Sistemas Operacionais
Unidade VIII – Sistemas Operacionais Modernos
Módulo IV – Manutenção de Computadores
Unidade I – Adote uma postura preventiva
Unidade II – Upgrade de componentes
Unidade III – Resolução de problemas de hardware
Unidade IV – Erros típicos de montagem
Saiba mais assistindo ao vídeo sobre o curso.


Mais informações: www.alunointegrado.ufsc.br,  , (48) 3721-4710 ou Suzana Camargo (48) 3221-6383.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
 Veja também
 
 Comente essa história