Challenge of Innovation: "O Brasil tem energia e otimismo, que são a chave da inovação", avalia Joichi Ito 1ª Via Comunicação/Divulgação

Diretor do Media Lab defende que toda empresa deve incorporar a internet em seu DNA

Foto: 1ª Via Comunicação / Divulgação

Apostar na criatividade e correr riscos, sem se importar com o fracasso, mesmo que isso envolva dinheiro. No mundo dos negócios essa não parece ser a atitude mais adequada. Mas quando se fala em internet, são exatamente essas as ações que podem fazer a diferença. Principalmente se a ideia é apostar na criação de uma start-up, modelo de empresa que pode nascer na web antes mesmo de receber qualquer tipo de investimento. E no aspecto "inovação", o Brasil parece estar em um bom cenário. Essa, pelo menos, é a avaliação de Joichi Ito, diretor do Media Lab do MIT, um dos grandes pensadores da web 2.0. 

A atitude de correr riscos no meio empresarial pode ser um pouco "fora da caixa". Mas deve ser bem considerada a partir do momento em que é sugerida pelo diretor de um dos principais laboratórios de inovação tecnológica do Massachuset Institute of Tecnology, O Media Lab. Joichi "Joi" Ito foi o responsável pela palestra de abertura do "Challenge od Innovation 2013 – Thinking Out of The Box with MIT", em São Paulo. O evento, promovido pela Fundação Certi, de Santa Catarina, trouxe 11 pesquisadores do MIT ao Brasil para debater novas tecnologias.

O pesquisador defende que as empresas devem incorporar o DNA da internet se quiserem ser realmente inovadoras. 

— Eu penso na internet como um componente chave na evolução do ser humano — disse Joi em sua palestra sobre Inovação em Redes Abertas.

Com a experiência de quem apostou em start-ups como Flickr e Twitter, Joi explicou que não é necessário ter um batalhão de pessoas e milhões em dinheiro para dar início a um negócio. 

— A Wikipédia, por exemplo. Se alguém viesse dizendo que esse seria o melhor site do mundo, uma enciclopédia, eu diria que era uma ideia idiota. Mas só se sabe isso olhando para trás. Houve muitas Wikipédias que fracassaram. Eu não sabia que o Twitter teria sucesso. Eu acho muito importante correr riscos, sobretudo quando o custo desses riscos é baixo — explicou Joi, salientando projetos como Google e Facebook, que nasceram em dormitórios universitários e ganharam milhões de dólares.

Ao analisar a situação do Brasil neste contexto, Joi enfatizou que o caminho do sucesso passa pela inovação.

— O Brasil tem energia e otimismo, que são a chave da inovação. É importante copiar coisas do resto do mundo, mas o Brasil tem como criar suas próprias coisas. Esse clima de inovação se encaixa nos princípios do Media Lab.

::Sobre o palestrante:

Joichi "Joi" Ito é diretor do Media Lab do MIT. Ele comanda um espaço interdisciplinar com 350 projetos, que abrangem temas como o carro do futuro, neuroengenharia, papel de parede que conduz eletricidade e sociabilização de robôs para acompanhar a saúde das crianças ou dos idosos. Além disso, foi um dos fundadores do primeiro provedor de internet comercial do Japão e do primeiro site de busca (Infoseek Japan). Seu currículo inclui a presidência da Creative Common.

:: Galeria de fotos: veja os palestrantes do MIT em SP

::Sobre o evento:

O "Challenge of Innovation 2013 - Thinking out of the box with MIT" é realizado nos dias 7 e 8 em São Paulo. Fruto da parceria de uma década entre a Fundação Certi e o Industrial Liason Program (ILP-MIT), o Desafio da Inovação conta com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

O encontro debate a visão de futuro de quatro setores estratégicos e complexos do mundo empresarial: 

— Energia 
— Life science 
— Ciência de materiais 
— Negócios digitais

A primeira edição do "Challenge of Innovation" ocorreu em março de 2012, em Florianópolis. Este ano o evento mantém o formato dos painéis, que passaram de sete para 11. 

A ideia é integrar empresas com instituições de ciência e tecnologia, universidades e grupos de pesquisa. A meta é gerar novos conhecimentos e soluções para grandes desafios globais.

Programação completa: http://www.challengeofinnovation.com.br/pt/programacao

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história