Começa nesta quarta-feira a Expo Money, em Florianópolis Daniel Conzi/Agencia RBS

Trabalhador faz últimos reparos para a Expo Money no Centrosul, em Florianópolis

Foto: Daniel Conzi / Agencia RBS

Começa nesta quarta-feira, em Florianópolis, e segue até quinta a 6ª edição da Expo Money, que pela primeira vez tem como foco o tema finanças pessoais.

Neste ano, sob curadoria da jornalista Mara Luquet, a intenção dos organizadores foi tornar a feira mais acessível ao público geral, tratando o tema de forma que os interessados possam compreender como melhorar o gerenciamento do orçamento.

– A feira foi repaginada. Antes, focávamos no investimento em ações, com corretoras como expositores – destaca a diretora executiva do evento, Ana Menegaldo.

Conforme Ana, para aproximar ainda mais o grande público da feira – para a qual são esperadas 4 mil pessoas – o mote desta Expo Money será o crédito imobiliário.

– Esse é um tema quente no país. Muitos brasileiros entendem que investir em um imóvel não é fazer uma dívida, mas adquirir um bem.

Para os que estão pensando em conhecer as opções de investimento, Mara Luquet lembra que não é preciso ter muito dinheiro para começar. A jornalista reforça que é possível começar a investir em opções mais rentáveis do que a poupança com apenas R$ 100.

Confira alguns conselhos dos especialistas para fazer seu dinheiro render desde cedo e estar preparado para imprevistos ao longo da vida:

Impulsione a carreira
Para o professor da UFSC e consultor do Itaú, Jurandir Macedo, é preciso tomar decisões estratégicas para o futuro da carreira desde o vestibular.
Caso não esteja claro que caminho tomar, Macedo aconselha escolher cursos mais genéricos, que capacitem para o trabalho em uma série de funções diferentes.
Outra recomendação é poupar sempre para possíveis mudanças de rumo na carreira. O especialista indica ainda definir metas claras dentro do médio prazo, entre 5 e 10 anos.

Multiplique o dinheiro
Invista pouco e sempre. É o que recomenda Mara Luquet. A jornalista explica que o primeiro passo é pensar no objetivo que terá o dinheiro investido e em quanto tempo ele será necessário.
Hoje, a poupança é uma opção para o uso no curto prazo. Uma boa alternativa para depois desse período são os papéis do Tesouro Nacional, que chegam a render 5% ao ano, mais a inflação, e oferecem baixíssimo risco.
Mais informações: www.tesouro.fazenda.gov.br

Aposentadoria à vista
A palestrante Marinete Veloso – primeira funcionária da Renault Brasil a se aposentar – destaca que atualmente é preciso investir o dinheiro desde muito jovem.

Programação

Dia 26
Sala 1
14h30min: Me aposentei, e agora?
16h: O mapa do Tesouro Nacional – Como ser credor do governo
17h30min: Cidadão Financeiro – Conheça o Banco Central e veja como ele pode ajudá-lo no seu relacionamento bancário
19h: Ciclo Apimec Itaú 2013 – Estratégias de atuação
20h45min: O caminho para casa – Está na hora de comprar o seu imóvel? Vivemos uma bolha? Quais os financiamentos disponíveis?

Sala 2
14h: As quatro dimensões de uma vida de sucesso
15h30min: 1,3,6,9 – O código do sucesso financeiro
16h50min: Petrobras: Plano de negócios e gestão 2013-2017
18h10min: Apimec Bradesco
20h: Franquia DSOP

Dia 27
Sala 1
16h: Gestores de fortunas
17h30min: Fraudes e golpes financeiros – Como evitá-los
19h: Cartão BNDES – Como facilitar o acesso ao crédito para investir no seu negócio
20h30min: Bate-papo financeiro – Aposentadoria dos craques

Sala 2
14h: Por que investir em previdência?
15h30min: O que você precisa saber antes de investir na Cemig
17h: Ciclo Apimec 2013 – TIM: Explorando as oportunidades do serviço de dados
20h: Cérebro gastador – Um manual de instrução

Serviço:
6ª Expo Money Florianópolis
Local:
Centro Sul, Av. Gov. Gustavo Richard, 850
Data: 26 e 27 de junho
Horário: 13h às 21h30min
Inscrições gratuitas
www.expomoney.com.br

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história