Morre, aos 78 anos, Victor Bauer, ex-prefeito de Jaraguá do Sul e pai do senador Paulo Bauer Divulgação/Agencia RBS

Victor Bauer faleceu às 7h50min deste domingo, em decorrência de um enfarto cerebral

Foto: Divulgação / Agencia RBS

Faleceu às 7h50min deste domingo Victor Bauer, 78 anos, ex-prefeito de Jaraguá do Sul, município do Norte de Santa Catarina. A informação foi divulgada pela assessoria do senador Paulo Bauer, filho de Victor. O ex-político e empresário morreu no Hospitail São José, em decorrência de um enfarto cerebral. O velório está marcado para as 11h30min, na Paróquia Apóstolo Pedro. O enterro ocorre nesta segunda-feira, às 10h, no Cemitério Municipal do centro de Jaraguá do Sul.

O prefeito da cidade, Dieter Janssen, declarou luto oficial de três dias, a partir deste domingo. As bandeiras de todos os órgãos públicos da administração municipal estarão a meio mastro.

Victor Bauer nasceu em 6 de agosto de 1934 em Blumenau, e aos dois anos de idade mudou-se com a família para Jaraguá do Sul. Em 1953 serviu o exército, em Joinville. Três anos depois se casou com Elvira Henschel, com quem teve quatro filhos: Paulo Roberto, Marilu, Victor Júnior e Alberto Neto.

O empresário começou trabalhando com o pai em uma padaria e com torrefação de café. Depois adquiriu a Fábrica de Chapéus Capri (1954 a 1975), que acabou vendendo para a Marcatto Chapéus. Retornou para a empresa de torrefação de café, permanecendo até 1994, quando foi vendida.

Ingressou na carreira política em 1958, como vereador, cargo que ocupou até 1965, quando, antes de terminar o segundo mandato, foi eleito prefeito de Jaraguá do Sul. Exerceu a função de prefeito no período de 1966 a 1970. Em 1976, novamente candidato, foi eleito e permaneceu na função de prefeito no período de 1977 a 1982, quando problemas de saúde o afastaram da função. Assumiu até o final do mandato o vice-prefeito Sigolf Schünke, que permaneceu até 1983.

Mesmo optando por dedicar-se à carreira de empresário, continuou apaixonado pela política e acompanhou de perto a trajetória de seu filho Paulo. Victor Bauer deixa esposa, quatro filhos, onze netos e quatro bisnetos.

Por meio de nota emitida por sua assessoria, o senador Paulo Bauer afirmou que Victor "deixa a lembrança e os exemplos de um pai amigo, que viveu a vida com intensidade e simplicidade; de um homem sincero e verdadeiro e de um cidadão que, como homem público, escreveu sua história com as tintas da honradez e do trabalho (...)".
DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história