Pescadores garantem uma tonelada de tainha na praia do Campeche, em Florianópolis Guto Kuerten/Agência RBS

Pescadores garantiram 5 toneladas nesta quarta-feira na Barra da Lagoa, Leste da Ilha

Foto: Guto Kuerten / Agência RBS

CORREÇÃO: Da 18h28min até as 21h35min desra quarta-feira, este site utilizou equivocadamente a fotografia da pesca da tainha como sendo no bairro Barra da Lagoa, no Leste da Ilha. Na verdade, a imagem mostrava a pescaria no bairro Campeche, no Sul da Ilha. O texto foi corrigido.

Os pescadores do Campeche garantiram pouco mais de uma tonelada de peixe nesta quarta-feira, em Florianópolis. Eles praticam a pesca de arrasto — quando a rede é lançada da areia — e, em dois lanços, conseguiram 800 tainhas. A pesca iniciou no ínicio da tarde.

Cerca de 80 pescadores participaram da atividade.

Barra da Lagoa:

Na praia da Barra da Lagoa, Leste da Ilha, cerca de 40 pescadores conseguiram 5 toneladas desde as 13h. Todas as tainhas já tinham sido vendidas para o Mercado Público. Em dois lanços, conseguiram 3 mil tainhas: 2.500 peixes no primeiro e, depois, mais 500.

A pesca de arrasto mais farta de Florianópolis aconteceu na praia de Naufragados na última segunda-feira. Os 25 pescadores garantiram mais de 16 toneladas em um só lanço, e de acordo com Flávio Martins, pescador do local, as expectativas são boas para este ano.

Em Laguna, a pesca de arrasto é realizada com a ajuda dos golfinhos, que cercam os cardumes e chamam a atenção de todos que passam pela praia. Além dos moradores, uma equipe da BBC está gravando um programa que sobre a atividade. Uma equipe do Globo Mar, da Rede Globo, também já havia ido até o local para fazer o mesmo trabalho.

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história