Prefeito de Florianópolis pedala da prefeitura até a sua casa para incentivar que funcionários usem bicicleta Mauro Vaz/Divulgação

Prefeito pedalou por cerca de uma hora

Foto: Mauro Vaz / Divulgação

Era noite de sexta-feira. Fim de expediente na prefeitura de Florianópolis. E, pela primeira vez, o trajeto até a sua casa, no bairro João Paulo, seria de bicicleta. O prefeito Cesar Souza Junior vestiu o capacete - e, mesmo de de calça jeans e sapato social - pedalou por cerca de uma hora.

O prefeito quis servir de exemplo. É que a prefeitura de Florianópolis começa a implantar o Pedala Prefeitura, projeto para que os servidores sejam estimulados a ir de bicicleta para o trabalho. 

Na estreia como ciclista, Souza Junior teve a companhia de voluntários do Bike Anjo. Ele nem precisou ouvir as reclamações do grupo, sentiu na pele a sensação de disputar um filete de asfalto com os veículos motorizados - e foi instruído sobre como se comportar de forma segura no trânsito. No caminho foram, foram várias as paradas para apontamentos dos pontos críticos. 

No fim do percurso, prometeu estreitar o relacionamento com os ciclistas e garantiu melhorias em curto prazo. Na semana que vem deve haver uma reunião com os voluntários do Bike Anjo e Secretaria de Obras do Município.

O encontro servirá para mapear os locais que precisam de reparos imediatos. Até o fim do ano estão previstas obras para elevar o nível de pavimentação nos cruzamentos, integrar ciclofaixas e calçadas compartilhadas, manutenção nas bocas de lobo e nivelamento do asfalto em pontos considerados críticos.
DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história