Arena das Dunas recebe primeiro teste antes da Copa do Mundo e é aprovada Eduardo Maia/Cmais/Divulgação

Arena das Dunas recebeu rodada dupla com jogos dos dois maiores clubes da capital: América e ABC

Foto: Eduardo Maia / Cmais/Divulgação

Em seu primeiro teste, a Arena de Dunas, em Natal, Rio Grande do Norte, foi aprovada. Palco da Copa que receberá quatro partidas do Mundial em junho, o estádio viu a bola rolar pela primeira vez neste domingo em rodada dupla com jogos dos dois maiores clubes da capital potiguar: América e ABC.

Nas arquibancadas, um belo exemplo de convivência entre os torcedores rivais. Cada uma ocupou 45% dos 31.375 lugares da Arena. Os 10% restantes foram divididos entre visitantes. Enquanto ocorria o primeiro jogo da tarde, que terminou com vitória do América por 2 a 0 sobre o Confiança, de Sergipe, pela Copa do Nordeste, parte da torcida do ABC já ocupava seu espaço para ver o confronto com o Alecrim pelo Campeonato Potiguar.

A organização estava afinada, mesmo que ainda alguns operários ainda fizessem retoques no lado de fora do estádio. Apesar de as obras no entorno da Arena não estarem concluídas, a chegada de veículos ocorreu com tranquilidade graças ao esquema de trânsito montado pela prefeitura. No acesso a pé, a revista da Polícia Militar era feita em pontos estratégicos na entrada do complexo. E, como a torcida chegou aos poucos, as bilheterias tiveram poucas filas para a troca de vouchers por ingressos. Também chamava a atenção o preparo dos orientadores, solícitos e bem informados no atendimento ao público.

Mas o que mais impressiona é a cobertura do estádio, que simula as dunas potiguares. Chama a atenção pela estética e tornou-se um dos novos cartões postais da cidade. A garantia da construtora OAS, a mesma que ergueu a Arena do Grêmio e também a Fonte Nova, em Salvador, é que Dunas não será um "elefante branco".

- Estamos vendo neste primeiro dia de testes que Dunas é um estádio fácil de operar. Isso é importante para que a gente consiga transformá-lo em algo rentável, com jogos dos dois principais times do Rio Grande do Norte. É um equipamento que vai ajudar a desenvolver o futebol no Estado - garante Carlos Eduardo Paes Barreto, diretor superintendente da OAS/Arenas.

O contrato de parceria da Arena das Dunas com América e ABC tem duração de cinco anos. Neste período, os clubes terão uma participação na renda das partidas conforme o campeonato disputado. A cada temporada, os gestores estimam que ao menos 40 partidas serão disputadas no estádio.

Números:
31.375
é a capacidade total

42 mil
será a capacidade na Copa, com arquibancadas móveis

39
camarotes

2,5 mil
vagas de estacionamento

25
bares

19
portões

RAIO X
Acesso
Obras de entorno ainda não estão concluídas. Mas o trânsito teve boa fluidez ontem por conta do esquema de trânsito montado pela prefeitura. Três dos 19 portões contam com rampas para deficientes físicos.

Conforto
As cadeiras são de plástico, semelhantes as da Arena e do Beira-Rio. A compra nos bares é realizada através de fichas, que eram trocadas por dinheiro em um caixa anexo.

Imprensa
A entrada e o credenciamento são de fácil percepção e acesso. A sala de conferências fica entre a zona mista e o lounge de recepção, o que facilita o trânsito dos profissionais. E a internet sem fio não deixou a desejar.

Instalações
Corredores em bom estado, banheiros com água, e refletores potentes. O defeito mais aparente estava no vão entre as peças da cobertura, ainda sem revestimento, o que será resolvido nas próximas semanas.

ZHESPORTES
 Veja também
 
 Comente essa história