Candidatos na lista de espera da UFSC cruzam dedos por vagas em segunda chamada do vestibular Jessé Giotti/Agencia RBS

Iasmin de Aguiar precisa que dois candidatos desistam para consquistar a vaga na Federal

Foto: Jessé Giotti / Agencia RBS

Não passar no vestibular é ruim, mas não passar por pouco é ainda pior. Após a divulgação dos selecionados no Vestibular 2014 da UFSC no fim de janeiro, candidatos que tiraram notas altas aguardam ansiosamente pelo fim da primeira etapa de matrículas, entre 20 e 26 de fevereiro, para descobrirem se conquistarão um lugar na segunda chamada da maior universidade pública de SC.

O fim do mistério será no dia 7 de março, data em que o Departamento de Administração Escolar (DAE) da UFSC irá publicar o número de pessoas que não se matricularam e a lista dos aprovados em segunda chamada. O estudante selecionado nesta "repescagem" deve receber um e-mail e um telegrama informando-o da aprovação, além de datas e documentos necessários para a matrícula.

Para aumentar ainda mais o suspense, cada uma das categorias (classificação geral, cotas raciais, ensino público e renda) tem sua própria lista de espera. Ou seja: se um estudante aprovado por cotas raciais e renda abaixo de 1,5 salário mínimo desiste da matrícula, a vaga em aberto será ocupada por outro candidato que fez o vestibular dentro da mesma categoria. As vagas abertas pela classificação geral, por sua vez, serão ocupadas apenas por aprovados na classificação geral, e assim por diante.

A vestibulanda Iasmin de Aguiar Camargo, de 17 anos, vive este sufoco desde que o listão da UFSC foi divulgado. Ela ficou em 12º lugar para Odontologia, mas apenas 10 candidatos da categoria na qual ela se inscreveu foram chamados na primeira etapa. No ano passado, quatro estudantes da sua categoria entraram na segunda chamada, mas ela teme que o fato não se repita desta vez:

— Eu teria sido aprovada com esta nota no último vestibular, mas agora não dá para saber como será. Só se eu for no dia matrícula para contar quantos ficaram de fora — brinca Iasmin, que cursou o Ensino Médio no Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis.

A matrícula dos aprovados em segunda chamada, por sua vez, será nos dias 13 e 14 de março. Após este período, as cadeiras que ainda não forem preenchidas terão novas chamadas, com possibilidade de novos alunos ingressarem até abril. O semestre letivo inicia no dia 17, mesmo nos cursos que ainda precisarem de mais chamadas.

Cronograma

20 a 26 de fevereiro: matrículas dos aprovados em primeira chamada
(confira o calendário completo)

7 de março: UFSC divulga aprovados em segunda chamada

13 e 14 de março: matrículas dos aprovados em segunda chamada

17 de março: início do semestre letivo

10 de abril: Prazo para desistência formal de alunos cujas vagas serão "reaproveitadas"

15 de abril: Último dia de matrícula para aprovados na última chamada
DIÁRIO CATARINENSE
 DC Recomenda
 
 Comente essa história