Oito coisas que um leigo precisa saber sobre o naturismo na Praia do Pinho Charles Guerra/Agencia RBS

O respeito é a base do convívio, por isso não há restrição ao acesso a crianças acompanhadas

Foto: Charles Guerra / Agencia RBS


1. Quantas pessoas frequentam a Praia do Pinho, em Balneário Camboriú?

Pelo menos 3 mil pessoas curtem diariamente a Praia do Pinho sem roupa durante a temporada. São 50 metros de faixa de areia com gente de todo o tipo, praticando o naturismo.


2. Qual a diferença entre naturismo e nudismo?

A nudez pode ser de várias formas: sensualizada, erótica, ou naturista. O naturismo busca uma ligação com a natureza, uma forma de libertação e de encontro com a liberdade. Os termos, muitas vezes, são usados erroneamente como sinônimos.

— Uma praia naturista é um espaço para exercitar a liberdade, mas no sentido ideológico da palavra. Por isso, colocamos limites para respeitar as outras pessoas que também estão na praia e evitar problemas — explica Anilton Bittencourt, 32 anos, um dos que administram a pousada, os restaurantes e o camping anexos à Praia do Pinho.


3.  Com qual ideia devo buscar uma praia naturista?

Jamais com a ideia de algo sexual. Em uma praia naturista se busca a harmonia. Geralmente, as pessoas se chocam ao perceber que a nudez não chama a atenção e nem incomoda as pessoas que estão ao redor.


4. Posso fotografar ou filmar na praia?

É proibido filmar ou fotografar em todas as dependências. Isso inclui fotos feitas de longe mesmo que não apareçam pessoas nuas. As fotos feitas pela equipe do Diário Catarinense foram autorizadas para divulgação desta reportagem por Anilton Bittencourt, que fiscaliza as regras na praia.


5. É permitida a entrada de crianças?

Sim. Como a ideia é não pregar algo sexual, não existe classificação por idade.


6. Como agir no caso de uma ereção na praia?

Isso deve ser uma coisa rara. Até porque, se você vai com o real espírito naturista, não deverá acontecer uma ereção. Mas caso ocorra, aja da maneira mais discreta possível, cobrindo-se com uma toalha ou indo em direção ao mar.


7. É obrigatório ficar sem roupa na praia?

A praia é divida em duas partes: em uma delas todos ficam pelados e, no outro lado, isso é parcial. É de bom senso que quem quiser se ambientar com o naturismo comece pela parte em que nem todos estão nus. Na parte em que todos ficam sem roupa, é obrigatório ficar pelado.


8. Posso me hospedar na Praia do Pinho?

Para se hospedar na pousada da Praia do Pinho é necessário ter passaporte naturista. Você deve acessar o site da Federação Brasileira de Naturismo www.fbrn.com.br e verificar a entidade filiada mais próxima. As diárias custam de R$ 150 a R$ 350.
DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história