Revista americana Forbes lista os cinco políticos mais ricos do Brasil WERTHER SANTANA/Agência Estado

Segundo revista americana, o deputado federal Paulo Maluf tem uma fortuna de 33 milhões de dólares

Foto: WERTHER SANTANA / Agência Estado

A Forbes elaborou uma lista com os cinco políticos mais ricos do Brasil. Ao todo, os milionários possuem um patrimônio de aproximadamente 3,2 bilhões de dólares. Os dados do levantamento são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apesar de citar o problema da corrupção no país, a revista americana destacou que os nomes citados são empresários e construíram sua fortuna antes da vida política. De acordo com a Forbes, eles têm companhias, que exigem uma maior transparência e governança corporativa rigorosa.

O último do ranking é o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), que também aparece na lista dos mais procurados da Interpol acusado de corrupção. Confira o ranking:

O senador Lirio Albino Parisotto (PMDB-AM) é o político mais rico do país. Segundo a Forbes, ele tem patrimônio líquido de 1,9 bilhão de dólares. Parisotto é citado como um dos maiores investidores no mercado de ações do Brasil.

O segundo é o também senador Blairo Borges Maggi (PR-MT), considerado um dos mais poderosos do país na agricultura. Representante do Mato Grosso, é dono de parte do Grupo André Maggi, que foi fundada por seu pai e é o maior produtor de soja do mundo. Patrimônio líquido da Maggi é estimado pela Forbes em 960 milhões de dólares.

O terceiro lugar pertence ao deputado Marcelo Beltrão de Almeida (PMDB-PR). O pai Cecilio do Rego Almeida fundou uma das maiores empresas de construção do Brasil, a CR Almeida. A família também possui uma participação na EcoRodovias, empresa brasileira privada de logística intermodal. Patrimônio líquido do deputado é estimado em 200 milhões de dólares.

Otaviano Olavo Pivetta , prefeito de Lucas do Rio Verde (MT), é o quarto da lista com 100 milhões de dólares. É investidor da Vanguarda Agro. Eleito em 2008, Pivetta ganhou um segundo mandato em 2012. Após a eleição, foi acusado de compra de votos durante a campanha, mas foi inocentado de todas as acusações no Tribunal Superior Eleitoral.

O último da lista dos políticos mais rico do Brasil é o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP). A família do político é dona da empresa de capital aberto Eucatex, um dos maiores fornecedores de materiais para as indústrias de construção e de móveis no Brasil. Conforme a Forbes, tem patrimônio líquido de 33 milhões de dólares. A revista cita ainda que Maluf está na lista dos mais procurados pela Interpol por acusações de corrupção durante a vida política.

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história