Excesso de objetos na mesa de trabalho causa má impressão e distrai profissional Daniel Conzi/Agencia RBS

Jogo dos erros: identifique os objetos que não combinam com o ambiente de trabalho

Foto: Daniel Conzi / Agencia RBS

Porta-retratos, vaso de planta, brinquedos engraçados, bandeira do time do coração. Se você gosta de enfeitar a mesa de trabalho, saiba que ela pode refletir a sua personalidade e nem sempre passar a imagem desejada aos colegas. Os especialistas reforçam: é preciso ter cautela e bom senso na hora de trazer os objetos de casa para a empresa.

Apesar de o profissional passar a maior parte do dia em sua mesa, é importante lembrar que o ambiente é compartilhado com os demais colaboradores. 

— A mesa não nos pertence. É nosso ambiente de trabalho, portanto, devemos criar um clima profissional. A mensagem que deve-se passar para nossa gestão é de que estamos ali para trabalhar — enfatiza a personal organizer Daiane Borba.

Para a consultora em imagem corporativa, Renata Mello, o que é deixado em cima do móvel pode transmitir uma mensagem negativa. Um exemplo são canetas coloridas e enfeitadas, bichos de pelúcia e bonecos. Ela afirma que esses itens podem passar a imagem de um profissional infantil.

Ainda mais comum é fazer da mesa uma extensão da penteadeira de casa, deixando à vista escova de cabelo, piranha, elástico, creme, batom ou esmalte. Mesmo as fotografias e porta-retratos, comuns nos escritórios, devem seguir a regra do bom senso e serem discretas. O excesso de imagens e informação distrai o olhar e atrapalha o colaborador. 

— Uma foto do pôr do sol, que traz uma certa paz durante o dia é legal. O que não dá é colocar o painel inteiro de fotos. Se parar um minuto para olhar cada imagem são 20 minutos perdidos no dia — conta Renata.

Oportunidade de desenvolvimento

Daiane revela que a maior queixa dos seus clientes, tanto nas empresas como entre os que trabalham em casa, é ter pouco espaço para se organizar. O excesso de objetos contribui com a bagunça. O ideal é deixar na mesa apenas o que for usado no trabalho. 

— Uma mesa organizada se torna mais funcional e seu trabalho, sem dúvida, surte de forma muito melhor e mais produtiva — diz. A especialista ensina ainda que deixar o ambiente organizado é também uma atitude de respeito com os demais trabalhadores.

— Dependendo da empresa, é preciso usar a mesa para fazer uma reunião, ou chega alguém que quer usar o computador. É simpático que, mesmo que você não esteja ali, o ambiente esteja organizado — destaca.

Quem também costuma reclamar com a desorganização é a equipe da limpeza, que não consegue realizar o seu trabalho com o excesso de objetos e papel.

A recomendação é que, mesmo que o profissional se entenda na bagunça, ele organize o espaço antes de ir embora e guarde os objetos mais valiosos.

Inadequados ao ambiente de trabalho
Veja alguns objetos que não combinam com a mesa de trabalho e por quê.

Fotografias — Pequenas e discretas não agridem. Mas tome cuidado com porta-retratos grandes, fotos íntimas e o excesso de imagens sobre a mesa

Plantas — Mini vasos, tipo bonsai, dão um charme ao ambiente. Evite plantas grandes que atrapalhem a visão ou invadem o espaço do colega.

Brinquedos engraçados — Algumas empresas aceitam a descontração, mas ainda são poucas as que adotam o estilo liberal. Procure saber se a brincadeira não está passando do ponto.

Time do coração — Se for discreto, sem problemas. Tenha bom senso nas escolhas e cuidado com as brincadeiras dos colegas.

Incenso e aromas — Sem chance! Respeite a coletividade, nem todos gostam dos mesmos perfumes e isso pode atrapalhar a concentração dos outros.

Doces e comida — Cuidado para não fazer da mesa de trabalho um piquenique. Água e café podem danificar os computadores em caso de acidente. O cheiro dos quitutes também pode incomodar.

Celular — É preferível deixá-lo fora de vista para ele não tirar a concentração com notificações e mensagens. Não é de bom tom se ausentar da mesa e deixar o telefone tocar em volume alto.

Papéis e mais papéis — Esta é uma questão de organização. Além de se perder no meio da papelada, passa a ideia de que você está sempre muito ocupado e pode afastar os colegas.

 Veja também
 
 Comente essa história