Começa nesta sexta-feira a 26ª Festa Nacional do Pinhão na Serra de SC Pablo Gomes/Agência RBS

Primeira princesa Paloma Telli, a rainha Jesuelen Andrade e a segunda rainha Danieli Moreira na abertura da Festa do Pinhão

Foto: Pablo Gomes / Agência RBS

Começou na noite desta sexta-feira mais uma edição de um dos maiores eventos do Sul do país. A 26ª Festa Nacional do Pinhão, em Lages, na Serra catarinense, seguirá até o dia 22 com mais de 100 atrações musicais, das quais, pelo menos 20 de renome nacional. O principal show da primeira noite é o do jovem cantor de sertanejo universitário Luan Santana que, em 2010, atraiu nada menos que 52.991 pessoas ao Parque de Exposições Conta Dinheiro, o segundo maior público da história da Festa do Pinhão.

:: Leia mais notícias sobre a Festa do Pinhão

Nesta sexta, os portões do parque foram abertos por volta das 21h, logo após a solenidade oficial na qual estiveram presentes autoridades como o prefeito Elizeu Mattos e o governador Raimundo Colombo. A realeza da festa também participou do ato e deu as boas-vindas ao público. E coube à rainha Jesuelen Andrade, à primeira princesa Paloma Telli e à segunda princesa Danieli Moreira a missão de declarar aberta a festa.

— É uma sensação maravilhosa. Vamos resgatar os nossos costumes e fazer mais uma grande festa — disse a rainha Jesuelen.

Além de Luan Santana, outro forte candidato a registrar recorde de público é o também cantor de sertanejo universitário Gusttavo Lima, que se apresentará na Festa do Pinhão pela primeira vez. O show ocorrerá na noite da próxima quarta-feira, dia 18, quando também subirão ao palco as duplas Bruno & Marrone e Cesar Menotti & Fabiano. Quem também deve atrair grande público é o cantor de pagode Thiaguinho, que fará show no domingo, dia 15, pelo segundo ano consecutivo na Festa do Pinhão.

Expectativa dos fãs também para os retornos de duas das atrações recordistas de participações na Festa do Pinhão: Jota Quest, que fará a sua sétima apresentação no evento na quinta-feira, dia 19; e Skank, que subirá ao palco do Parque Conta Dinheiro pela quinta vez na sexta, dia 20.

 
Foto: Divulgação

Por fim, ansiedade total para o show dos Paralamas do Sucesso, que voltam após 11 longos anos. A primeira vez foi em 1998, e a última em 2003, numa das primeiras apresentações da banda em Santa Catarina após o acidente aéreo sofrido por Herbert Vianna em 2001 e que o deixou paraplégico.

Paralelamente às atividades do parque ocorre a programação do Recanto do Pinhão, estrutura montada no calçadão da Praça João Costa, no Centro de Lages, onde entidades beneficentes comercializam produtos típicos da gastronomia local, como entrevero e paçoca de pinhão. O Recanto funciona durante o dia com atrações regionais e a entrada é gratuita.

O que fazer e visitar em Lages durante a Festa do Pinhão

:: COMÉRCIO
O comércio da cidade conta com mais de mil estabelecimentos e estará aberto durante toda a Festa do Pinhão.

:: RECANTO DO PINHÃO
Montado em julho de 1973, o recanto funciona no calçadão da Praça João Costa, no Centro de Lages. Até o último dia da festa, entidades beneficentes comercializarão produtos típicos da gastronomia regional, como paçoca de pinhão, entrevero e quentão. No palco, atrações regionais se apresentam durante todo o dia. Banheiro público e um posto policial fixo na praça garantem conforto e segurança ao público. E o melhor: tudo de graça.

:: CATEDRAL
Inaugurada em 1922, após 12 anos de construção, a Igreja Matriz de Lages é uma das mais bonitas do Estado e fica localizada bem no Centro, ao lado da prefeitura, outro cartão-postal da cidade, e a poucos metros do Recanto do Pinhão.

:: MUSEU HISTÓRICO
Maior acervo particular de Santa Catarina, com aproximadamente 48 mil itens entre móveis, utensílios domésticos, ferramentas, fotos, documentos, revistas e jornais que contam boa parte dos 247 anos de Lages. O local, no Centro, ficará aberto à visitação pública gratuita durante todos os dias da Festa do Pinhão no período da tarde.

:: PARQUE JONAS RAMOS
Uma das maiores e mais belas praças públicas da região, fica no Centro de Lages. Tem um lago artificial rodeado por árvores que permitem boas fotos e uma agradável caminhada ao ar livre, além de um amplo playground para as crianças.

:: MORRO DA CRUZ
Um dos pontos mais altos de Lages, localizado no Bairro Morro Grande, pode ser acessado facilmente de carro ou a pé por uma escadaria de 500 degraus. Lá de cima, a vista é privilegiada.

Programação da 26ª Festa Nacional do Pinhão

:: Sábado (14)
NX Zero / Reação em Cadeia / Strike / Orquídea Negra

:: Domingo (15)
Thiaguinho / Sapecada da Canção

:: Segunda-feira (entrada gratuita) (16)
Show gospel / Luiz Marenco / Cesar Oliveira e Rogério Melo / Joca Martins / Quarteto Coração de Potro / Sapecada da Canção

:: Terça-feira (entrada gratuita) (17)
Tchê Garotos / Lucas e Felipe / Final da Sapecada da Canção Nativa

:: Quarta-feira (18)
Gusttavo Lima / Bruno e Marrone / Cesar Menotti e Fabiano

:: Quinta-feira (19)
Jota Quest / Armandinho

:: Sexta-feira (20)
Munhoz e Mariano / Skank

:: Sábado (21)
Paula Fernandes / Paralamas do Sucesso

:: Domingo (22)
Galinha Pintadinha / Peppa Pig

:: AGENDE-SE

O quê: 26ª Festa do Pinhão

Quando: hoje até domingo, dia 22

Onde: Parque de Exposições Conta Dinheiro (Av. Luis de Camões, s/nº)

Quanto: os preços dos ingressos variam conforme a noite da festa. Valores e locais de venda podem ser conferidos no site oficial do evento (festadopinhao.com). Opções de hospedagem, gastronomia e pontos turísticos de Lages podem ser conferidos no site oficial da festa e no portal da secretaria municipal de Turismo (visitlages.tur.br)

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história