Batucada feita em Joinville pode entrar no Guinness Book, o livro dos recordes Arquivo Pessoal/Arquivo Pessoal

Cerca de 400 alunos do colégio Machado de Assis e centenas de familiares participaram do evento

Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

A China não está na Copa do Mundo deste ano, mas é o principal rival de centenas de brasileiros que querem entrar para a história de uma forma bem animada. Alunos e professores do Colégio Machado de Assis, de Joinville, convidaram suas famílias para desafiar 1.235 chineses que estão no Guinness Book, o livro dos recordes, como o maior grupo de batuqueiros tocando instrumentos recicláveis.

E os joinvilenses não fugiram do desafio. De acordo com a coordenadora de eventos da escola, Aline Butzke de Souza, entre 2 mil 2 2,5 mil pessoas lotaram o Ginásio da Univille na noite desta quarta-feira. Ao som da música "Bate Lata", que ficou famosa com a Banda Beijo, eles tiraram som de galões plásticos vazios e latinhas.

— A ideia de entrar no livro dos recordes é da professora Sheyla Arcas, que coordena a Turma do Batuque, formada por alunos do ensino fundamental — conta.



Sem a presença de um representante do Guinness, o colégio precisou fazer uma série de fotos e filmagens para mostrar que mais de 1,3 mil pessoas bateram lata em Joinville. O material será encaminhado para os responsáveis pelo livro, que em até seis meses, devem responder se o feito foi concretizado.

— Eles vão avaliar o número de pessoas presentes e fazendo batuque. Pediram informações como as dimensões e capacidade do ginásio. Estamos bem confiantes — explica Aline.

Todas as centenas de latinhas arrecadas para o evento serão recicladas.

Ainda não dá para saber se o recorde foi batido, mas uma certeza ecoava entre os pais presentes nas arquibancadas.

— Foi a apresentação mais bonita que já fizeram — disse orgulhosa a mãe de dois alunos Elaine da Cruz.

O evento, que contou ainda com apresentações de dança e desfile, marcou a abertura da 15ª edição das olimpíadas do colégio. Neste ano, por causa dos jogos da Copa, o evento começou antes da festa de abertura, no dia 30 de junho, e termina no dia 11 de julho.
A NOTÍCIA
 Veja também
 
 Comente essa história