Santa Catarina registra primeira neve de 2014 segundo os meteorologistas Luiz Rafael Vasconcelos/Arquivo Pessoal

Foto: Luiz Rafael Vasconcelos / Arquivo Pessoal

A previsão de neve em Santa Catarina se confirmou. De acordo com o Ciram/Epagri, o fenômeno aconteceu no Morro da Antena, em Urupema, e no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, dois dos pontos mais altos do Estado. Segundo os meteorologistas do Ciram/Epagri, esta foi a primeira neve de 2014.

::: Temperaturas caem em todas as regiões de Santa Catarina

_ A alta umidade relativa do ar deixada pela passagem de uma frente fria, associada ao frio intenso de uma massa de ar frio e seco que se aproxima do Sul do Brasil, favoreceu a ocorrência do fenômeno na Serra catarinense _ explica o meteorologista Marcelo Martins.


Luiz Rafael Vasconcelos, o autor da foto, dormiu no Morro da Igreja para poder registrar a primeira neve do ano em Santa Catarina

A neve foi confirmada a partir das 9h, quando os primeiros registros fotográficos começaram a chegar ao conhecimento das centrais de meteorologia. De acordo com Marcelo Martins, o fenômeno ocorreu com fraca intensidade e não se acumulou.

::: Blog do Puchalski: leia mais sobre o tempo em SC

No Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, nevou por cerca de 20 minutos por volta das 1h30min, de acordo com o Ciram/Epagri. Os funcionários da Aeronáutica, que atuam na base localizada no topo do morro, contam que o tempo começa a se abrir no fim da manhã desta sexta-feira. O sol aparece e o frio continua.

Luiz Rafael Vasconcelos registrou os flocos que caíram em Urupema entre às 1h30min e às 2h30min desta madrugada. Ele dormiu no Morro da Antena e conseguiu fotografar o fenômeno. Aliás, Urupema foi a cidade que registrou a menor temperatura desta sexta-feira em Santa Catarina, com 0,2ºC entre 6h e 7h. Às 9h, a sensação térmica no município ainda era de -19ºC e os termômetros marcavam 0,5ºC.

Visitantes do Morro da Antena não chegaram a tempo de ver a neve


Patrícia, Ricardo e Augusto estavam em Monte Carlo, no Oeste de SC, e visitaram o Morro da Antena na esperança de ver a neve
Foto: Charles Guerra, Agência RBS


O funcionário público Ricardo da Costa, 38 anos, de São Francisco do Sul, e o seu filho Augusto Cezar Müller da Costa, 14 anos, estudante e morador de Palhoça, estavam de férias em Monte Carlo, no Oeste de SC, quando souberam da previsão de neve. Junto com a namorada de Ricardo, a microempresária de São Bentod do Sul Patrícia Schmidt, de 39 anos, resolveram dar uma esticadinha da casa da nona de Augusto para tentar tentar flagrar os flocos previstos para esta sexta-feira.

Depois de 3h de viagem, chegaram ao Morro da Antena, em Urupema, por volta das 8h. Quando subiram os 1.750 metros, não encontraram o gramado branquinho, mas para eles o passeio valeu a pena.

— Não vimos a neve, mas pelo menos podemos dizer que estivemos na cidade mais fria do Brasil — conta Ricardo.


Registro feito pelo leitor Rafael Vasconcelos, no Morro das Antenas na madrugada do dia 25/07

A aposentada Isolete Cardoso de Aguiar, 57 anos, e seu marido, o operador de máquinas Adilson Schösser, 49 anos, já estavam com viagem marcada para Painel à trabalho e resolveram passar pelo Morro da Antena, em Urupema. Eles subiram o morro para ver se encontravam neve, e ficaram só 10 minutinhos no topo antes de voltar para a viagem de negócios. Não viram tudo branco, mas consideraram o passeio agradável.

_ É nossa primeira vez em Urupema. Nunca vimos neve e ainda estamos na esperança de ver _ comenta Isolete.

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história