Baleia-franca encalha em Laguna, Sul de Santa Catarina Elvis Palma/Divulgação

Equipe esperava que o animal se acalmasse para avaliar suas condições de saúde e então iniciar processo de resgate

Foto: Elvis Palma / Divulgação

Uma baleia-franca ficou encalhada na Lagoa Santo Antonio, em Laguna, Litoral Sul de Santa Catarina, na tarde desta sexta-feira. Por volta das 14h30min, a baleia e o filhote entraram no estuário da cidade (onde desemboca o rio) e, logo depois, a fêmea passou uma área de baixo calado e encalhou. Até as 18h desta sexta-feira, o filhote continuava próximo à costa, acompanhando a mãe, mas não estava preso.

Leia também:
.: Baleia e filhote são resgatados de rede de pesca no Norte da Ilha de Santa Catarina
.:
Baleias franca são avistadas em Laguna
.: Toninha é encontrada com parasitas na praia do Mar Grosso, em Laguna
 
A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros de Laguna e a Marinha do Brasil foram ao local para avaliar a situação.

De acordo com a chefe substituta da APA da Baleia Franca, Luciana Moreira, a baleia estava bastante cansada pois havia se debatido muito. A equipe esperava que o animal se acalmasse para avaliar suas condições de saúde e então iniciar processo de resgate.

 
Foto: Elvis Palma/Arquivo Pessoal

A recomendação é que ninguém tente se aproximar do animal ou tente observar por meio de embarcações, pois isso pode piorar seu estado de saúde.

Luciana explica que há risco de a baleia morrer e que o resgate vai depender das condições de estresse e de saúde do animal e de profundidade do solo e da maré.


Botos se aproximam da baleia-franca 


Fotos: Elvis Palma/Arquivo Pessoal
DIÁRIO CATARINENSE - Diário Catarinense
 Veja também
 
 Comente essa história