Em um único voo, 17 baleias foram avistadas em Santa Catarina Pedro Castilho,Udesc/Divulgação

Pesquisadores encontraram sete pares de mamães com filhotes durante busca aérea por animais que desencalharam em Laguna, no Litoral Sul de SC, no sábado

Foto: Pedro Castilho,Udesc / Divulgação

Lembra da mãe e do filhote de baleia-franca que encalharam em Laguna no último fim de semana? Os pesquisadores ainda não os encontraram depois do resgate na Lagoa de Santo Antônio, em Laguna, e toda ajuda é bem vinda para encontrá-los. Nas buscas por eles, foram avistadas outras 17 baleias em apenas um sobrevoo pelo Litoral Sul de Santa Catarina. Entre eles, sete pares de mamães com seus filhotinhos e outras três solitárias. As buscas pelos animais que encalharam continua e o objetivo é descobrir como foi o desfecho dessa história.

Leia também:
::: Baleia e filhote desencalharam e voltaram para o oceano
::: Baleia-franca encalha em Laguna, Sul de Santa Catarina

O filhotinho foi o primeiro a desencalhar no último sábado e foi para o oceano antes da baleia adulta. Como ele é muito pequeno para se virar sozinho, a ideia da equipe que trabalhou no resgate dos animais é de ver se os dois conseguiram se encontrar novamente, o que garantiria a sobrevivência do pequeno, ainda dependente do leite materno. Desde domingo são realizadas operações pelo mar, por terra e um sobrevoo foi feito na segunda-feira por profissionais da Universidade do Estado de Santa Catarina. Foi neste voo que os outros 17 animais foram avistados.


Par de mãe e filhote encontrado em sobrevoo nas buscas dos desencalhados
Foto: Pedro Castilho, Udesc, Divulgação


Desde quarta-feira as buscas pelo mar foram suspensas por conta das más condições do tempo para a navegação, mas Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, Polícia Ambiental, Capitania dos Portos e demais instituições envolvidas vão continuar insistindo até ter um desfecho para esta história.

Veja outras matérias sobre baleias-franca

A APA da Baleia Franca divulgou imagens com as características da mãe e do filhote em um esforço de encontrá-los com ajuda da população e pescadores, caso vejam animais com essas descrições, estejam juntos ou separados.

::: Confira as imagens da baleia-franca adulta

 
Foto: Karina Groch, APA da Baleia Franca, Divulgação


Foto: Karina Groch, APA da Baleia Franca, Divulgação


::: Confira as imagens do filhote de baleia-franca


Foto: Karina Groch, APA da Baleia Franca, Divulgação


Condições do mar continuam ruins para navegação

De acordo com o meteorologista da RBS Leandro Puchalski, o mar deve continuar agitado até a metade do próximo sábado. Com a chegada do frio, veio também o vento sul, que interferiu no mar. Nesta quinta-feira, as ondas continuam altas e podem chegar a picos entre 3 metros e 4 metros afastado da costa. Por isso, a navegação de embarcações de pequeno e médio porte continua desaconselhável.

Se você tiver alguma pista, entre em contato com a APA da Baleia Franca pelo telefone (48) 3255-6710. Você também pode enviar informações e fotos para o email apadabaleiafranca@yahoo.com.br.

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história