Entenda os argumentos que conduzirão a audiência pública desta sexta-feira em Blumenau Divulgação/Agência RBS

Projeção da nova ponte do Centro de Blumenau

Foto: Divulgação / Agência RBS

A construção de uma nova ponte no Centro de Blumenau volta a ser discutida às 19h desta sexta-feira na Associação Artex, no Garcia. Uma audiência pública vai debater oprojeto de ligar a Rua Itajaí à Paraguay, na Ponta Aguda. Entenda a origem da polêmica:  

- Estudos sobre uma nova ponte para o Centro começaram em 1997. Em 2004 a ponte da rua Rodolfo Freygang chegou muito perto de ser construída. Houve até licitação, mas não saiu do papel.

- No governo de João Paulo Kleinübing, em 2011, o projeto foi incluído na proposta de financiamento enviada ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O banco destinou R$ 34 milhões para a obra.

- A prefeitura e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) organizaram concurso para definir desenho da ponte e passarela. Em maio de 2011 a proposta do Estúdio América de Arquitetura, de São Paulo, foi escolhida. Na época a intenção era construir a ponte entre as ruas Rodolfo Freygang e Chile e a passarela entre a rua Itajaí e a Prainha.

- Na campanha eleitoral de 2012 a discussão deu passo atrás. Napoleão Bernardes propôs mudar o traçado, deixando de lado os projetos da gestão anterior. Eleito, Napoleão confirmou a mudança para entre as ruas Alwin Schrader e Paraguay.

- Em março deste ano a prefeitura marcou uma audiência pública para discutir o novo projeto, que foi adiada por falta de condições do auditório da Fundação Cultural de Blumenau.


JORNAL DE SANTA CATARINA
 DC Recomenda
 
 Comente essa história