Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos é inaugurado em Blumenau Gilmar de Souza/Agencia RBS

Estrutura tem 392 metros quadrados de área construída e vai contar com o trabalho de nove profissionais

Foto: Gilmar de Souza / Agencia RBS

Depois de oito anos em construção, o atual Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) foi inaugurado na manhã desta quarta-feira em Blumenau. Antes de ser nomeado como Cepread, a estrutura já foi chamada de abrigo municipal de animais e Centro de Zoonoses. Segundo informações da Prefeitura de Blumenau o resgate dos animais vai começar nesta sexta-feira.   

Localizado na rua Curt Klein, uma transversal da rua Dr. Pedro Zimmermann, na Itoupava Central, o centro de prevenção vai trabalhar apenas com animais de rua e não deve ser visto como um abrigo, mas como uma casa de passagem, onde o animal chega doente ou machucado e sai em perfeitas condições para ser adotado.

Nove profissionais vão trabalhar na estrutura que tem 392 metros quadrados de área construída em um espaço de 1,8 mil metros quadrados. Serão três médicos veterinários, três estagiários, dois motoristas e um auxiliar administrativo. Todos os animais atendidos pelo Cepread serão castrados, vermifugados, vacinados e microchipados gratuitamente.  

(Foto: Gilmar de Souza/ Agência RBS)

>>> Tire suas dúvidas

Meu cachorro foi atropelado. Posso levar ele no Cepread?
- Não. O Cepread é voltado para o atendimento de animais de rua, ou seja, sem dono.

Vi um cachorro ou gato atropelado. Como agir?
- Não mexa no animal ferido. Mover o cachorro ou gato pode machucá-lo ainda mais e, não se sabe como o bicho vai reagir. É comum que o animal ferido fique agressivo, é preciso tomar cuidado. A orientação é ligar para a ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 3381-7770. Após o contato, os agentes se dirigem até o local, prestam atendimento ao animal ferido e encaminham ele ao Cepread. Lá além de ser tratado, o cachorro ou gato também será castrado, vermifugado, vacinados e micro chipado. Após a recuperação, o animal fica disponível para adoção.

Não quero mais meu animal de estimação. Posso deixá-lo no Cepread?
- Definitivamente, não. O centro não será um abrigo de cães e gatos, mas sim um local que busca a prevenção e recuperação de animais de rua

>> Entenda o caso

2006
- Outubro
: projeto do Centro de Zoonoses é encaminhado ao Ministério da Saúde e a previsão é de que a obra comece em 2007.

2007
- Julho: por conta do atraso do repasse de verba federal e da entrega de documentos, o início das obras fica para dezembro. 
- Outubro: o projeto havia sido encaminhado em 2006 para o Ministério da Saúde, que solicitou mais informações ao município e obras não começaram.

2008
- Junho: a Vigilância em Saúde de Blumenau espera dar início aos trabalhos do centro no começo de 2009.

2009
- Como o dinheiro não está liberado, prefeitura descarta verba federal.

2010
- Agosto
: projeto do Centro de Zoonoses é adequado para o atendimento exclusivo de cães.

2011
- Junho
: começa a obra do Centro de Zoonoses na Itoupava Central com recursos da prefeitura.
- Novembro: a obra é paralisada por problemas técnicos.

2012
- Outubro: a obra está parada há mais de um ano por falta de alvará de construção, já que a rua onde está sendo erguida estava irregular.

2013
- Novembro: município quer incluir no orçamento da Diretoria de Bem-Estar Animal R$ 350 mil para 2014 para conclusão da obra.
- Dezembro: a Câmara de Vereadores aprova a destinação de recursos para obras.

2014
- Fevereiro: as obras recomeçam nos fundamentos dos três edifícios do Abrigo Municipal de Animais, que vai atender gatos e cachorros.
- Abril: As obras do então Abrigo Municipal de Animais se concentram na colocação de telhas e deve começar a funcionar em junho.
JORNAL DE SANTA CATARINA
 DC Recomenda
 
 Comente essa história