Segurança em parque de Florianópolis é reforçada após um mês de furtos de fios de cobre Betina Humeres/Agencia RBS

Além da falta de iluminação, obras deixaram o parque com lama e a pista de caminhada está comprometida

Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

Valas e lama durante o dia, escuridão e insegurança ao cair da noite. O Parque de Coqueiros, um dos principais pontos de recreação e convivência da região continental de Florianópolis, virou alvo fácil de ladrões de fio de cobre depois que os vigias do lugar foram remanejados em junho para cuidarem das peixarias instaladas no antigo terminal de ônibus, no Centro.

Desde 6 de agosto, cerca de 450 metros de fio foram furtados, dia após dia. Há exatamente um mês foi constatado e registrado na 4ª Delegacia de Polícia Civil o primeiro caso. Mas só na última quarta-feira, dia 3, a prefeitura confirmou o retorno das rondas ostensivas da Guarda Municipal no local, 24 horas por dia.

Polícia encontra 30 quilos de fios de cobre em recicladora de Florianópolis
Furto de fios de cobre deixa parque de Florianópolis sem luz
Falta de iluminação e insegurança no Parque de Coqueiros
Furtos de fios da rede elétrica trazem prejuízos a moradores e comerciantes nos bairros próximos à Via Expressa, na Grande Florianópolis

Os criminosos, que a polícia acredita serem usuários de crack que trocam o material em ferros-velhos e recicladoras da região, agiam durante a madrugada e tinham tempo de cavar na terra por até 30 centímetros para atingir os cabos. Funcionários do lugar dizem que os furtos ocorriam no ritmo de um poste por dia no mês de agosto.

Botaram na terça, levaram na sexta

Com solicitação da Secretaria do Continente, a SQE, empresa responsável pela iluminação pública, iniciou os trabalhos para restabelecer o serviço somente no dia 25. Como nenhuma medida para reforçar a segurança foi tomada, o trabalho dos operários começou sem luz, já que na madrugada anterior metade da fiação da administração do parque foi levada. Recolocada na terça, ela voltou a ser furtada na sexta-feira seguinte, dia 29, e o local ainda estava sem luz até o fechamento desta edição.

Concreto pra evitar novos furtos

Devido aos furtos constantes e seguidos, o custo as obras de cabeamento subterrâneo no parque chegou R$ 34 mil. O sistema de iluminação era para ser entregue ainda hoje, mas devido ao mau tempo o prazo foi adiado para a semana que vem. A chuva tem deixado mais exposto o trabalho da SQE Luz, pois a terra removida das canaletas, onde serão depositados os fios, virou lama e invadiu parte da pista de caminhada e corrida do parque.

— Temos que aumentar a profundidade para dificultar o acesso aos fios. Por isso tem muita terra sendo retirada. A prioridade é repor a iluminação, portanto, pedimos paciência da comunidade que utiliza o espaço — disse o gerente geral da SQE Luz, Luciano Silva.

Serão 820 metros de cabo serão colocados para devolver a luz ao lugar, que ficava com as luzes acesas até as 22h.

Contraponto

Até as 18h de ontem, a Hora tentou contato com Jean Carlos Cardoso, para perguntar sobre a demora em colocar a Guarda Municipal no parque, que não atendeu ao celular. Segundo funcionários, ele estaria em viagem e somente ele poderia dar entrevistas sobre o assunto.

Tem algo errado? Reclame!

Viu o parque sem ronda da Guarda Municipal? Ligue 3281-4600.
A luz não voltou até o prazo estipulado? Ligue para a SQE Luz - 3331-1100.
O Parque de Coqueiros não ficou do jeito que você gosta depois das obras? Ligue para a Secretaria do Continente - 3271-7906.

Linha do tempo

JUNHO
Peixarias do Mercado Público vão para o Terminal Cidade de Florianópolis. Os guardas que faziam a segurança do parque são remanejados para o Centro.

AGOSTO
Dia 6
Furto do primeiro poste, com registro de BO na 4ª DP.

Dia 24
Desde o primeiro caso, mais de 40 postes são atingidos pela ação dos criminosos. Cerca de 450m de fio foram levados.

Dia 25
Início das obras para reestabelecer o serviço e furto dos fios da sede administrativa.
Dia 27
Fiação da área administrativa é recolocada.

Dia 28
Novo furto de fiação da sede.

SETEMBRO
Dia 3
Guarda Municipal anuncia que fará rondas 24 hoeas no local
HORA DE SANTA CATARINA
 Veja também
 
 Comente essa história