Órgãos informam planejamento para o verão 2015 em Florianópolis Maurício Vieira/Agencia RBS

Regularização de ambulantes é uma das medidas que foram apresentadas nesta quarta

Foto: Maurício Vieira / Agencia RBS

Linha de ônibus para turistas que chegam do aeroporto, vigilância ostensiva em terra e no mar, ambulantes regularizados e outras medidas foram tomadas para preparar Florianópolis para receber mais de 1,5 milhão de turistas na próxima temporada de verão. No entanto, o maior desafio da Operação Presença-Verão 2015 está na atenção ao abastecimento de água e fornecimento de energia para moradores e visitantes da Capital. Representantes das empresas responsáveis pelos serviços essenciais à população também informaram o que pretendem fazer para evitar a repetição do colapso dos serviços que ocorreu na última temporada.

Além da falta de água, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) apresentou falhas no sistema de tratamento de esgoto da Capital. Os problemas geraram inclusive uma ação do Ministério Público de Santa Catarina no final do ano passado e que continua na Justiça. O superintendente Regional da concessionária, Carlos Alberto Coutinho, garante que a história não vai se repetir este ano:

— Ao todo, estamos investindo R$ 20 milhões em obras e para adquirir 25 geradores. E também vamos garantir 10 carros-pipa para a região Norte da Ilha de Santa Catarina.

O planejamento de cada entidade foi exposto na manhã desta quarta-feira, no auditório da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Florianópolis (CDL). Para a secretária Municipal de Turismo, Maria Cláudia Evangelista, o encontro serve como um compromisso entre todos os envolvidos.

— Há um estudo da Fecomércio-SC que muitos turistas deixaram os hoteis mais cedo por causa das falhas no serviço de água e energia da cidade. Esperamos que isso não se repita de novo. Com esta reunião, poderemos cobrar todas os órgãos sobre o compromisso que assumiram hoje - afirma a secretária.

A secretária ainda informou que a prefeitura pretende implantar uma linha de ônibus exclusiva durante o verão que faça o percurso entre o aeroporto e a rodoviária.

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história