Alto risco e complexidade da obra foram os motivos para a desistência do contrato Guto Kuerten/Agencia RBS

Obras emergenciais devem ocorrer antes da ponte ser restaurada

Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS

Nas últimas tratativas para assinatura do contrato para a obra emergencial, a TDB Ltda. desistiu da obra emergencial para recuperação da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Segundo o gerente administrativo financeiro da empresa, Lucas Dalla Bernardina, a decisão em cima da hora, foi por conta do alto risco devido a complexidade da obra.

A construtora, por meio de um contrato emergencial terminaria de fazer os pilares de aço que darão sustentação à estrutura para que ela possa ser restaurada.

—Ficaríamos a mercê do curto tempo para executar a obra e o risco de dar errado era grande e a empresa ficaria no prejuízo disse Bernardina.

Na análise do conselho administrativo da empresa, o projeto previa mergulhadores e balsas para a montagem da estrutura de sustentação emergencial e segundo a avaliação os riscos não compensavam.

O gerente administrativo disse que toda a diretoria executiva se surpreendeu com a decisão do conselho, que foi tomada em reunião, no último dia 17.

—Eles tinham o projeto básico e receberam o projeto mais detalhado, tiveram tempo, mas demoraram para dar a resposta. Nem o Deinfra e nem o Governo do Estado tiveram alguma responsabilidade nesta decisão, estavam empenhados na assinatura do contrato— destacou o gerente administrativo.

A empresa reforça ainda que como o contrato emergencial não foi assinado, não há aplicação de algum tipo de multa, já que se trata de uma desistência. A decisão foi irrevogável, sem chances de uma renegociação.

Foto: Reprodução / Documentos Deinfra

Em busca da solução 

Deinfra está em contato com três empresas para tentar encontrar uma solução para realizar a conclusão da primeira etapa, ainda de forma emergencial.

Em paralelo, segue sendo elaborado o processo de licitação para a obra de restauração das estruturas deterioradas da ponte. A segunda etapa, no entanto, depende da conclusão dessa primeira para que possa ser executada.


Leia também:
:::
Hercílio Luz: os detalhes da rescisão do contrato com a Espaço Aberto

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história