Ex-morador de Santa Catarina está na lista de execução por tráfico na Indonésia Ver Descrição/Ver Descrição

Rodrigo Gularte foi preso em 2004 com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe

Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

Entre os dois brasileiros condenados à morte na Indonésia, a história do paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42 anos, ficou marcada em Santa Catarina. Ele foi preso em 2004 por tráfico de drogas e condenado à morte um ano depois. A data para a execução por fuzilamento deve ser confirmada para fevereiro.

::: Tia promete levar doce de leite a brasileiro antes da execução

Natural de Foz do Iguaçu (PR), Rodrigo morava em Florianópolis havia cinco anos quando foi preso. A detenção, junto com outros dois paranaenses que viviam na Capital, aconteceu no desembarque no aeroporto de Jacarta, na Indonésia. O trio foi pego com oito pranchas recheadas com seis quilos de cocaína, mas Rodrigo assumiu sozinho a responsabilidade pelo transporte dos entorpecentes.

Mãe quer que Rodrigo seja internado em hospital psiquiátrico

Em entrevista à Globo News neste sábado, a mãe de Rodrigo, Clarice Muxfeldt, disse que estava chocada com a execução do também brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, morto neste sábado. Segundo ela, Rodrigo sofre de uma doença mental grave e família tenta que ele seja transferido para um hospital psiquiátrico.

— Eu acho que realmente eles tem culpa, tanto o Marco como o Rodrigo, mas acho que realmente é um exagero (a pena de morte) — afirmou à Globo News.

Em Imbuia, na última sexta-feira, na casa do pai de Rodrigo, o médico Rubens Borges Gularte, uma mulher que não quis se identificar afirmou apenas que ninguém falaria sobre o caso. 

Ex-namorada não teve mais contato

O homem que deve ser executado tem uma ligação com a Ilha de Santa Catarina por aqui morar seu único filho, o filho Jimmy Haniel Pereira Gularte, 21 anos. O jovem mora em Florianópolis com a mãe, Maria do Rocio Pereira, 55. Em contato com a reportagem do DC, nesta sexta-feira, Maria relatou que quando Jimmy nasceu Rodrigo teria alegado falta de condições de assumir a paternidade.

Depois da detenção, não houve mais contato entre os ex-namorados. Segundo Maria, o filho é autista, fala poucas palavras e compreende apenas partes do que aconteceu com o pai. Sabe que está preso, mas não conhece as circunstâncias e é preservado o máximo possível pela mãe do acesso a informações a respeito.

Brasileiro é executado na Indonésia

Apesar dos apelos do governo brasileiro, Marco Archer Cardoso Moreira, 53 anos, foi executado por volta das 15h30min deste sábado (horário de Brasília) Ele foi condenado por tráfico em 2004, ao entrar no país com 13,4 quilos de cocaína escondidos em tubos de uma asa-delta.

Por que o país entendeu que Moreira foi fuzilado? No vídeo abaixo, o editor Rodrigo Lopes explica a legislação indonésia.


DIÁRIO CATARINENSE
 DC Recomenda
 
 Comente essa história