O pedido de privatização da administração do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, será oficializado em Brasília nesta segunda-feira pelo governador Raimundo Colombo (PSD) e pelo prefeito da Capital, Cesar Souza Júnior (PSD).

A reivindicação será apresentada ao ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Eliseu Padilha, em uma audiência marcada para 15h. Mesmo sem agendar previamente, o governador também tentará um encontro a presidenta Dilma Roussef (PT).

Colombo e Cesar Souza desembarcarão na capital federal descontentes com a atual situação do aeroporto. As obras de ampliação do novo terminal de passageiros estão paradas há pelo menos cinco meses, o que na avaliação dos políticos causa perdas ao Estado.

Nesse contexto, a movimentação de bastidores indica que os dois irão pedir a rescisão definitiva do contrato entre o consórcio responsável pelas obras — abrange também a ampliação da capacidade de receber voos —, conforme antecipou na edição de domingo o colunista do DC, Cacau Menezes.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), órgão federal responsável pelos contratos, tenta romper o contrato para a construção do novo terminal desde maio de 2013. No momento, estaria em discussão em Brasília uma defesa administrativa apresentada pelas empresas que compõem o consórcio.

— Essa é uma obra que deveria estar muito bem adiantada e, infelizmente, do jeito que está causa perdas ao Estado — diz o secretário de estado da Infraestrutura, João Carlos Ecker, que também vai participar da reunião em Brasília.

Segundo Ecker, no encontro também será discutida a situação de aeroportos regionais catarinenses como os de Correia Pinto, na Serra, e Jaguaruna, no Sul.

— Em relação ao de Jaguaruna, por exemplo, vamos buscar a aprovação para um voo diário a São Paulo (Congonhas) a partir de 29 de março — diz o secretário.

Os assuntos

Segunda-feira

14h - Katia Abreu, ministra da Agricultura - assuntos referentes à pesca, principalmente em razão dos protestos do setor pesqueiro que aconteceram recentemente na região de Itajaí.

15h - Eliseu Padilha, ministro da Aviação Civil - aeroportos regionais e o Hercílio Luz, de Florianópolis

15h30min - Cid Gomes, ministro da Educação - recursos para escolas. Acompanha o secretário de Educação, Eduardo Deschamps.

17h - Transmissão de cargo no Itamaraty. Secretário-geral de Relações Exteriores, Sérgio França Danese

...

Terça-feira

9h - Manoel Dias, ministro do Trabalho - Bate papo com enfoque político.

10h - Gilberto Occhi, ministro da Integração Nacional - Defesa Civil - tratará de recursos para a Defesa Civil

14h - Nelson Barbosa, ministro do Planejamento - Pacto da Prevenção - Defesa Civil. Acompanha o secretário Dodrigo Moratelli, da Defesa Civil - tratará de recursos para a Defesa Civil.

15h - Gilberto Kassab, ministro das Cidades. Acompanham os prefeitos de Joinville, Udo Dohler e César Souza Júnior - tratará de vários assuntos, entre eles a situação dos aeroportos regionais.

Fonte: Secom

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história